Dia D da poliomielite será amanhã

Conforme o calendário nacional, a campanha estava prevista para acontecer entre os dias 5 e 30 de outubro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi antecipada em uma semana no Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As doses começaram a ser aplicadas no dia 28 de setembro.
Conforme o calendário nacional, a campanha estava prevista para acontecer entre os dias 5 e 30 de outubro. No entanto, a vacinação terá uma semana a mais de duração. Sesa informou que alterou o calendário para que pais e responsáveis tenham mais oportunidades de vacinar os filhos, principalmente durante a pandemia.
O público-alvo da campanha de imunização são crianças e adolescentes com até 15 anos, que precisam atualizar a carteirinha de vacinação.

Carreata
No município de Laranjeiras do Sul, neste sábado (17) ocorre o dia D em alguns pontos na cidade, com o apoio do Rotary Clube. A campanha tem o intuito de contribuir e conscientizar as famílias para a realização das vacinas nas crianças do município. Segundo o presidente do Rotary Clube de Laranjeiras do Sul, Jardiel Cherpinski, às 16 horas de hoje ocorre uma carreata na cidade, para informar os pais sobre o dia D que acontece amanhã (17).
“A carreta nas principais ruas da cidade visa despertar e promover o dia D, para que as pessoas estejam indo até os pontos de vacinação”, frisa.
O secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdecir Valick, relembra que a doença ainda existe no mundo, que até o momento, somente dois países não estão imunes.
“Vamos estar com as unidades de saúde abertas das 8 às 17 horas, em dois pontos na cidade. Deixamos o convite para todos os pais, para que levem seus filhos para vacinar. Hoje não temos caso no Brasil da poliomelite, mas ela não está erradicada do mundo”, explica.

Parceria com o Rotary
Segundo Jardiel, o Rotary já realizou ações neste ano que está completando o cinquentenário do Clube. Nesta semana, a entidade promove mais uma.
“O Rotary está atuando em mais de 200 países, e nesta semana estaremos ajudando também na campanha de vacinação. Lembrando que o Rotary já realizou várias ações durante o ano, além das arrecadações para a Casa de Repouso do município. E neste ano, promovemos uma feira de mudas, e foi um sucesso nas vendas. Graças a isso podemos ajudar na campanha de vacinação, onde o Rotary financiou mais de R$20 bilhões de dólares, para garantir que essa vacina chegasse até a população”.

Público-alvo
Valick comenta que 40% do público alvo já foi vacinado. “A meta é imunizar 1805 crianças, sendo que 722 já foram vacinadas desde o início da campanha, ou seja 40% da meta. Estamos abrindo estes pontos para trazer os seus filhos não esquecendo da prevenção da Covid-19 que é utilizar máscaras, e respeitar o distanciamento social”.

Pontos de vacina
A enfermeira-chefe de epidemiologia, Patrícia Massuqueto, ressalta os pontos de vacina para o dia D.
“As vacinas vão estar disponíveis nas salas de saúde, e nas duas unidades de ponto estratégico que são o Parque do Lado e na Praça José Nogueira do Amaral, e nestes pontos acontece só a vacinação, para a atualização da caderneta de vacina somente nas unidades de saúde. Mas os pontos de vacina estão com quantitativo suficiente para a vacinação”.