Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas realiza aula prática sobre conhecimento popular em Laranjeiras

Atividade buscou aproximar o conhecimento científico do conhecimento popular

Na última quarta-feira (20) os estudantes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas (regime de alternância), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Laranjeiras do Sul, participaram de uma aula prática sobre conhecimento popular.

A ação foi propiciada pelo componente curricular Educação Popular e Educação do Campo, ministrado pelas professoras Liria Angela Andrioli e Marciane Maria Mendes. Também participou da atividade o professor Paulo Mayer, que contribuiu com suas experiências sobre o tema.

Uma das atividades consistiu na busca de água a partir da técnica da forquilha verde, que auxilia a indicar o local propício para se abrir um poço, por exemplo. Outra experiência foi a de reconhecimento e conhecimento de algumas ervas medicinais e curativas. As atividades foram encerradas com uma mística.

Foi uma aula diferenciada para estudantes que, em sua maioria, são indígenas das etnias Guarani e Kaingang. Os docentes e acadêmicos puderam vivenciar na prática o conhecimento popular e os saberes ancestrais. O desafio foi aproximar o conhecimento científico do conhecimento popular, a partir do diálogo de saberes, que também é um dos objetivos da Educação Popular e da Educação do Campo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail