O encontro reuniu 18 prefeitos e centenas de lideranças da Cantu que irão enviar projetos para receber apoio financeiro da usina
Laranjeiras do Sul recebeu ontem (13), no Cine Teatro Iguassu, o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Ênio Verri. O encontro reuniu 18 prefeitos e centenas de lideranças da Cantu. Os deputados federais Geraldo Mendes e Elton Welter e o deputado estadual professor Lemos, também prestigiaram o evento. Após dar as boas-vindas a todos o prefeito Berto Silva destacou a democratização do evento, que reuniu dezenas de entidades do campo e da cidade. “A Itaipu é um grande ativo do Paraná e agora temos a satisfação de contar seu apoio para os nossos projetos sociais e ambientais”, disse o prefeito Berto.
Em seu discurso, o diretor-geral, Ênio Verri, enfatizou o compromisso de Itaipu ser parceira em projetos focados no desenvolvimento regional sustentável. “Estamos aqui para apresentar como são os modelos de projetos e os caminhos para que entidades, ongs e prefeituras possam desenvolver ações com o nosso apoio financeiro. “Projetos para o desenvolvimento e inclusão social e de cunho ambiental, são prioritários”, falou o diretor.
Repercussão
Os prefeitos e lideranças conheceram o portal da Itaipu e como protocolar projetos e propostas, de acordo com as normas da Binacional. Para o prefeito de Virmond, Neimar Granoski, o atendimento à agricultura familiar foi um aspecto que chamou a atenção. “Essa é uma necessidade muito forte para nossa Cantu. Podemos diferenciar muitos projetos para desenvolvimento e atendimento sociais, educacionais de diversas áreas”, disse o prefeito.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Sezar Bovino este espaço para discutir investimentos da Itaipu na região vem em boa hora. Os municípios arcam com toda a responsabilidade, então é preciso criatividade e apoio. Por exemplo, na saúde, nós temos aqui em Laranjeiras do Sul, dois hospitais. O Hospital São Lucas e o Hospital São José. Se eles puderem apresentar projetos e captar recursos, toda a região ganha”, salientou Bovino.
Outras regiões
A caravana da diretoria de Itaipu seguiu para Guarapuava, onde realizou evento semelhante com prefeitos e lideranças da Amocentro e demais entidades. Participaram ainda organizações do campo e da cidade, associações comunitárias e ongs.