Responsivo

Equipe feminina de handebol disputará novamente a Série Prata

Em busca de títulos e visibilidade, as mulheres retornam em 2024 com um diferencial: a Associação Afehls. A estréia nas quadras acontece no final deste mês, em Telêmaco Borba

O handebol feminino de Laranjeiras do Sul volta a disputar neste ano a Série Prata do Campeonato Estadual de Handebol. Com atletas locais e também convidadas, o time se prepara desde o ano passado para o retorno à elite do Paraná.
A última vez que o time feminino participou da competição foi em 2021. De lá pra cá, as mulheres têm se organizado, criaram a associação e têm disputado títulos de igual pra igual com equipes que contam com maior número de participação em competições na modalidade. “Queremos que o Handebol, esporte que amamos, tenha tradição também em nossa cidade. Sentimos a necessidade de estar organizadas como equipe e associação. Por isso regularizamos uma associação feminina, para que as mulheres atletas tenham também maior confiança nesse trabalho”, afirma a presidente da associação Feminina Esportiva de Handebol Laranjeirense (Afehl), Jocieli Morbach, a Jô.

Preparação

A Afehl foi criada no final de 2022 e regularizada no início de 2023. Com nova organização da modalidade feminina, o time já conta com incentivos e está confiante em ser competitivo em 2024. Neste ano, as associadas se organizam para retornar à competição estadual, e já confirmaram a inscrição. Em 2023 foram bronze nos Jogos Abertos do Paraná, fase regional, e também bronze nos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan’s), apenas com atletas locais. Agora, o time também contará com atletas contratadas para o Estadual. “Temos grande incentivo da nossa secretaria de Esportes, o que nos fez retornar também neste ano à competição estadual”, detalha Jô.

Calendário de jogos

A equipe já tem data de estreia. Será em 30 de março contra Telêmaco Borba, em horário ainda a ser definido. Também participam da competição os municípios de Toledo, Campo Mourão, Mandaguaçu e Nova Esperança.
As etapas também já têm datas definidas, com as finais sendo disputadas em Laranjeiras do Sul:

– 1ª Etapa | 30 e 31/03 – Toledo

– 2ª Etapa | 13 e 14/04 – Toledo

– 3ª Etapa | 18 e 19/05 – Cambé

– 4ª Etapa | 13 e 14/07 – Toledo

– 5ª Etapa | 10 e 11/08 – Cambé

– 6ª Etapa | 28 e 29/09 – Laranjeiras do Sul.

Categorias de base

Além de reforçar a equipe principal, a Afehl tem um objetivo maior em relação ao esporte como desenvolvimento social. “Neste ano, além de disputar a competição estadual, nosso objetivo criar categorias de base, sendo formadores de atletas e cidadãs melhores. Até a metade deste ano, a meta é realizar aulas regulares para adolescentes, a fim de que possam possam disputar também competições estaduais e Jogos da Juventude”, ressalta a presidente.

Com a implantação do juventude ainda neste ano, em 2025 o projeto pretende atender também as crianças.

Confiança

A atleta Ana Barreto, que disputou o estadual com a equipe em 2021 e estará novamente em quadra com o time, fala sobre a expectativa para o ano. “A disputa do estadual vem para agregar ainda mais o handebol Laranjeirense. Para quem cresceu jogando, competir neste nível sempre é emocionante e gera aquele friozinho na barriga. Com toda certeza nossa equipe vai com toda garra e comprometimento para trazer bons resultados, buscando a visibilidade que esse esporte maravilhoso merece”, destaca Ana.

“Vamos com força total dar ao handebol o espaço que ele precisa. É um esporte muito importante e muitas vezes não é valorizado. Acreditamos que com reforços e maior competitividade, também podemos incentivar nossas jovens meninas”, afirma a secretária da associação Leila Lucas.

O time agora também busca parceiros para a temporada 2024 que queiram investir na modalidade. O Instagram para seguir, e também para contato, é o @handebol_feminino_afehl.

Treinos para toda a comunidade

A equipe feminina treina nas terças e quintas-feiras das 19h30 às 21h30 no ginásio Laranjinha. Segundo Jô, qualquer mulher que queira participar dos treinos é bem-vinda. “Estamos ali para jogar, disputar títulos e nos divertir. Quem gosta da modalidade sinta-se convidada a participar conosco”, convida a presidente.

O time masculino de Handebol de Laranjeiras do Sul também disputa do Campeonato Estadual Série Prata.