Escola Aluísio Maier promove o Chá dos Avós do projeto ‘Eu amo meus avós’

“A escolha desse tema se baseia na importância dos avós na formação das crianças, reconhecendo seu papel como agentes de cuidado e sua riqueza em experiências. Ao valorizar e respeitar os idosos, contribuímos para uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca a professora Eronice Ribeiro

Ontem (25), foi realizado na Escola Municipal Aluísio Maier, em Laranjeiras do Sul, o Chá dos Avós, do projeto ‘Eu amo meus avós: Fortalecendo os Direitos Humanos’, encabeçado pela professora Eronice Ribeiro.

Conforme ela o projeto visa valorizar a sabedoria e o amor transmitidos pelos avós, promovendo a conscientização sobre direitos fundamentais.

“A escolha desse tema se baseia na importância dos avós na formação das crianças, reconhecendo seu papel como agentes de cuidado e sua riqueza em experiências. Ao valorizar e respeitar os idosos, contribuímos para uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca a professora.

Eu amo meus avós: Fortalecendo os Direitos Humanos

De acordo com Eronice o projeto segue propostas da ONU “Nosso projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. Promovendo a saúde, o bem-estar, a igualdade, a justiça social e o respeito aos direitos humanos no âmbito escolar.  Os eixos transversais do projeto são a ética, a diversidade cultural, a educação para a cidadania e a sustentabilidade. Esses eixos orientam as atividades propostas, desenvolvendo consciência ética, valorização da diversidade cultural, senso de cidadania e responsabilidade socioambiental”, afirma ela.

Por meio de atividades práticas e reflexivas, o projeto estimula a interação intergeracional, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos. Assim as crianças compreenderão a importância dos avós na construção de sua identidade e desenvolverão consciência sobre a valorização e o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas.

“O objetivo é incentivar a reflexão sobre as crenças, costumes e valores familiares, levando as crianças a refletirem sobre si mesmas, sua realidade e as relações que existem entre as pessoas e o ambiente ao seu redor. Para enriquecer o projeto, será utilizada a tecnologia como uma ferramenta complementar, permitindo a exploração de novos recursos e possibilidades de aprendizado”, ressalta Eronice.

Chá dos avós

O chá contou com a presença dos alunos e de seus avós, com apresentação dos alunos, sorteios de brindes, e comidas. “O Chá dos avós é um projeto que aborda a temática dos avós, e é uma oportunidade verdadeiramente enriquecedora, repleta de amor, para fortalecer esses laços, transmitir valores, sabedoria e construir conexões familiares sólidas, imbuídas de uma emoção genuína. Os avós são pilares de amor e aprendizado, e trabalhar essa temática nos traz uma profunda consciência da importância desse papel único na formação das gerações futuras, preenchendo nossos corações com emoções que perdurarão para sempre”, ressalta a professora.

De acordo com a diretora da escola, Silvoneia Ivaniuk, o um projeto que vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos escola, especificamente com a turma do jardim dois e a professora Eronice. “Esse projeto tem como objetivo trazer os avós para passarem um dia especial com as crianças, proporcionando uma vivência única aqui na escola e criando memórias afetivas em nossos alunos. Este ano, o projeto teve início há dois meses, e a professora Eronice trabalhou temas relacionados à alimentação, resgatando as comidas da vovó e as brincadeiras de antigamente” destaca a diretora.