Responsivo

Estudantes da UFFS Campus de Laranjeiras, conhecem Moinho da Coprossel

A visita proporcionou a integração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com as operações unitárias e fenômenos de transporte de materiais e transformação física do produto, disse o professor

No dia (05), estudantes e professores do curso de Engenharia de Alimentos da UFFS, Campus de Laranjeiras do Sul, realizaram uma visita técnica no Moinho da Cooperativa Coprossel, que fabrica a farinha Trigosel. A visita foi organizada pela disciplina de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e acompanhada pelos professores Ernesto Quast e Larissa C. Bertan.

Conforme o professor Ernesto Quast, a visita teve como objetivo “conhecer o meio produtivo, aproximar a UFFS desse setor, além de divulgar a instituição e o curso permitindo que os estudantes observassem de perto os equipamentos, processos e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A visita esteve diretamente relacionada com a disciplina de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal e envolveu o acompanhamento dos equipamentos utilizados na moagem, classificação e análise da farinha de trigo, além dos equipamentos de controle de processo, controle da qualidade e análise do produto”.

Evolução e Novos Equipamentos
Quast comenta que “durante a visita, foi possível perceber a evolução da empresa desde a última visita realizada há cerca de quatro anos. Os equipamentos foram modernizados, proporcionando menores perdas e maior segurança aos funcionários. Os estudantes puderam acompanhar também análises da qualidade de farinha (Trigosel), utilizando equipamentos modernos que não estão disponíveis na universidade. As diferentes etapas de moagem, separação e classificação da farinha até sua embalagem. A visita também proporcionou a integração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula com as operações unitárias e fenômenos de transporte de materiais e transformação física do produto, disse o professor.

Moinho Coprossel:

Em 2014 a Coprossel iniciou sua industrialização de trigo com moinho próprio cuja farinha trigossel é sucesso de comercialização. Com apoio técnico qualificado e referencial somado a qualidade das sementes, a cooperativa incentiva os cooperados no plantio de trigo nas culturas de inverno e, neste rumo, desenvolve uma forma de beneficiar o produtor local e a região com uma linha completa de produtos da farinha (tipo 1 especial, industrial, tipo 2 comum, pré-mistura, farinha de cola, gérmen de trigo, farelo de trigo e farinha integral). O moinho de farinha de trigo TRIGOSEL foi modernizado em 2019 e tem capacidade atual de moer aproximadamente 30 mil toneladas de trigo por ano, fornecendo seu produto final para o mercado local e regional ainda e indústrias de panificação em vários Estados. Com tecnologia e investimentos a cooperativa valoriza o produtor local pela comercialização e industrialização do trigo cultivado regionalmente e entrega produtos de excelente qualidade aos consumidores.