Responsivo

Handebol de Laranjeiras estreia com vitória na Chave Prata

No último final de semana, Toledo foi palco do show da Afehl e Alfha. O time feminino iniciou com pé direito a competição, enquanto o masculino, que disputa pela 4ª vez consecutiva, venceu dois jogos

No último fim de semana foi realizada a primeira etapa do Campeonato Estadual de Handebol da 2ª divisão, em Toledo. As duas equipes de Laranjeiras do Sul tiveram bom início de competição. O time masculino terminou o fim de semana com duas vitórias e o feminino com uma vitória, um empate e uma derrota.

Handebol feminino

A Associação Feminina Esportiva de Handebol Laranjeirense (AFEHL) é novata na competição. As outras equipes na disputa participaram de competições estaduais nos últimos anos. Por isso, o time laranjeirense surpreendeu. Montou uma equipe com atletas de renome e trouxe bons resultados pra casa. Isso porque no sábado (30) buscou um empate em 28 a 28 com o time de Toledo, após estarem atrás com 4 bolas. As toledanas jogaram no ano passado a Chave Ouro, por isso, inclusive, eram favoritas no duelo.

No domingo (31), Laranjeiras do Sul venceu Nova Esperança por 26 a 14 no primeiro jogo, com a goleira Fernanda Bertella se destacando. Ela descreve a vitória como uma conquista coletiva, atribuindo o prêmio de destaque não apenas a si mesma, mas ao esforço e dedicação de toda a equipe.

 No segundo jogo de domingo, o time acabou perdendo para Campo Mourão, por 20 a 10. A técnica da equipe, Rosa Vieira diz que o cansaço de ter três jogos no fim de semana acabou resultando em um desempenho abaixo do normal pra equipe que teve sua primeira derrota. “Acabamos estreando com empate em um jogo equilibrado com o time da casa, se podemos falar sobre raça seria o que foi esse jogo, corremos atrás e acabamos conseguindo o empate. No segundo jogo, a equipe já estava bem entrosada, então o jogo fluiu perfeitamente e a vitória veio. Infelizmente tivemos dois jogos no domingo, então o cansaço prevaleceu em alguns momentos e acabamos tendo alguns erros no terceiro jogo, e acabamos não saindo com a vitória”, avalia.

Segundo Rosa, a etapa atual foi apenas a primeira de seis. O time está em segundo lugar e tem grande determinação para alcançar a primeira posição. Rosa acredita no potencial completo do time e está confiante de que obterão excelentes resultados nas próximas etapas.

A goleira Fernanda ainda comenta sobre o sentimento de trabalho feito. “Foi muito desafiador reorganizarmos nossa equipe, correr atrás de muita coisa, montar nossa associação e começar do zero. Conseguimos nos preparar, entrar em uma competição tão importante como o paranaense. Ver o resultado de todo nosso esforço traz um sentimento de trabalho bem desenvolvido. Estamos muito realizadas”. Com os resultados, após a primeira etapa a AFEHL está na segunda colocação do campeonato.

Classificação feminino

1º Mandaguaçu

2º AFEHL Laranjeiras

3º Telêmaco Borba

4º Nova Esperança

5º Campo Mourão

6º Toledo

Masculino

O time masculino de Laranjeiras do Sul também fez sua estreia em 2024 e está na sua 4ª participação seguida em competição estadual. No primeiro ano o time ficou em segundo lugar na Bronze e conquistou o acesso à 2ª divisão. No segundo ano ficou em 4º lugar, em 2023 em 5⁰ lugar e neste ano busca novamente o acesso à série ouro.

No fim de semana o time venceu os dois jogos que disputou. No sábado, venceu Marechal Cândido Rondon por 43 a 26 e no domingo venceu Arapongas por 29 a 21.

Rosa, que também é a técnica do time masculino detalha que sobre os jogos. “Tivemos uma ótima estreia no Paranaense, jogos duros e disputados com as duas equipes. Primeira etapa é sempre mais difícil, a equipe está entrosando, tem o nervoso dos primeiros jogos. No Masculino estreamos com vitória nos dois primeiros jogos, com ótimo desempenho da nossa equipe, a maioria dos meninos jogam a bastante tempo junto, o time esta entrosado. Vamos pra 2ª etapa, focados pra continuar invictos e acredito que teremos ótimos resultados”.

Classificação masculino

1º Alpha Laranjeiras do Sul

2º Ibiporã

3º Campo Mourão

4º Cambé

5º Jussara

6º Arapongas

7º Mandaguaçu

8º Maringá

9º Marechal Cândido Rondon

10º Candói