Inclusão: primeira aluna com deficiência auditiva é empossada vereadora mirim

Entre os destaques está a aluna Helen Guadanhin, que possui deficiência auditiva. Ela é a primeira com esta condição eleita desde o lançamento do Parlamento Jovem em 2016

Na última semana (04), ocorreu na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul a cerimônia de posse dos vereadores e vereadoras mirins eleitos pelo projeto Parlamento Jovem. O evento contou com a presença do chefe do Cartório da 45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul, Francisco Paulo Smitek Sobieray.
A iniciativa envolveu 2.590 estudantes de seis instituições de ensino locais, abrangendo tanto alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio, uma ampliação em relação aos anos anteriores, quando apenas estudantes do ensino médio participavam.

Destaque
Uma das vereadoras mirins empossadas, Helen Guadanhin, é uma jovem com deficiência auditiva. Em seu discurso em língua brasileira de sinais (Libras), ela expressou gratidão aos professores e organizadores do projeto por proporcionarem essa oportunidade. Helen é a primeira jovem com deficiência eleita vereadora mirim desde o lançamento do Parlamento Jovem em 2016.
A cerimônia também contou com a presença de vários diretores de escolas: sargento Nelson Luiz Glock, do Colégio Cívico-Militar Érico Veríssimo; Diogenes Marcante Ribeiro, do Colégio Vila Industrial; Almiria Lisboa, do Colégio Estadual Professora Naiana Babaresco de Souza; Walter Rogério Pavan, do Colégio Laranjeiras do Sul; Élcio de Bona, do Colégio Professor Gildo Aluísio Schuck; e Maria Elisa Wolf, do Colégio Estadual Floriano Peixoto.

Empossados
Pelo Colégio Cívico-Militar Érico Veríssimo, estiveram presentes na posse o vereador mirim João Ricardo Silva dos Anjos e a vereadora mirim Endily Victoria Fogaça de Souza; pelo Colégio Estadual Floriano Peixoto, o vereador mirim Luis Felipe dos Santos e as vereadoras mirins Helen Guadanhin e Julia Marin da Silveira; pelo Colégio Professor Gildo Aluísio Schuck, os vereadores mirins Hullian Matheus Marcelites Rodrigues e Luiz Henrique da Rosa Vieira; pelo Colégio Laranjeiras do Sul, os vereadores mirins Diego Augusto de Macedo Pacheco e Leonardo Marcionko Popia e a vereadora mirim Yasmim Rafaeli Alves Muehlbauer; pelo Centro Estadual de Educação Profissional Profª Naiana Babaresco de Souza, os vereadores mirins Emanuel Cristo e Ediodaiane Delera; e pelo Colégio Vila Industrial, a vereadora mirim Raiana de Quadros Olário.

Parlamento Jovem
O projeto é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).Com o propósito de formar politicamente os jovens, o projeto busca levar às estudantes e aos estudantes conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o processo democrático, tornando-os mais conscientes sobre a importância da participação política. Durante o ciclo de aprendizagem, as alunas e os alunos passam por todas as etapas do processo eleitoral, desde a votação até o exercício do mandato fictício.