Espaço público reúne moradores de diferentes idades, que destacam benefícios das atividades físicas e sugerem melhorias no local; Veja o que a população diz
O Lago 2 do município tem se consolidado como um ponto de encontro para moradores que buscam qualidade de vida por meio da prática esportiva. O Jornal Correio do Povo foi até o local e entrevistou moradores, desde os que conciliam a rotina de trabalho e estudo com a prática de atividades físicas a quem já dispõe de todo o dia para aproveitar a vida. Foi perguntado quais esportes ou atividades costumam praticar no Lago 2, o que mais gostam nessas atividades e como elas têm ajudado no bem–estar ou rotina, como se sentem em relação a segurança do local e se há alguma melhoria que gostaria de ver no local.
Tranquilidade
A fonoaudióloga Larissa utiliza o Lago 2 para caminhadas e passeios com o cachorro. Ela destaca o ambiente limpo e aberto como fator importante para o bem-estar. “É bom pra você sair um pouco ao ar livre, dar uma respirada, e pro animal também é bom vir dar uma passeadinha fora de casa”, contou. Quanto à segurança, para ela, com um alambrado em torno do lago, ficaria mais seguro, já fica mais restrito pra passar para o outro lado.A agente comunitária de saúde Márcia também faz caminhadas e ressaltou a sensação de tranquilidade do espaço. “É um lugar calmo, mais quietinho, que permite que a atividade seja prazerosa. É o momento em que você consegue descansar e desligar um pouco da rotina”, afirmou. Para ela, a obra já atende às necessidades: “Me sinto segura e não vejo necessidade de melhorias no momento.”
Rotina de estudante e contato com a natureza
O estudante João Henrique costuma frequentar o local cerca de três vezes por semana para correr e realizar exercícios físicos. Ele valoriza o contato com a natureza. “Eu gosto bastante de correr, olhar a vista, a água, os passarinhos, o som. Ajuda a ocupar o tempo e a melhorar o físico”, destacou.
Embora se sinta seguro, o jovem apontou pontos a serem aprimorados. “Uma melhoria boa seria plantar algumas flores em volta da pista, organizar as telas para evitar a passagem de animais e melhorar a iluminação em alguns trechos. Do lado de lá do Lago, por exemplo, ela não é tão boa”, pontuou.
Saúde e socialização na terceira idade
Na outra ponta dos perfis entrevistados, o aposentado Davi Cardoso Dias relatou que pratica caminhadas diárias e utiliza a academia ao ar livre do Lago. Ele destacou os benefícios para a saúde. “Venho aqui sempre que não tenho compromisso. Essas atividades me ajudaram a perder peso, controlar a diabetes. Me sinto seguro aqui no Lago. Caminhada é tudo”, afirmou.
Além da parte física, Davi ressaltou o valor social da prática esportiva. “De vez em quando encontra um amigo, bate um papo. Isso também é importante”. Para ele, o espaço também já está adequado. “Está bem organizadinho, eu estou satisfeito. Está aprovado”.
Espaço para todos
Com depoimentos que vão de um estudante a um aposentado, passando por profissionais em atividade, o Lago 2 se confirma como um espaço democrático, capaz de acolher diferentes idades e estilos de vida. A prática esportiva, além de promover bem-estar físico e mental, também fortalece o convívio social entre gerações e perfis distintos da comunidade local. Importante também registrar a aprovação por parte dos entrevistados para com o que o Lago 2 oferece atualmente em estrutura e natureza.