Laranjeiras: vacinação contra gripe e sarampo iniciam amanhã (04)

Conforme o secretário de Saúde, Valdecir Valicki, o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações. “A meta é vacinar pelo menos 90% da população”

Inicia nesta segunda-feira (04), em Laranjeiras, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza , que será realizada em duas etapas e se encerra no dia 3 de junho, sendo o dia “D” de mobilização em 30 de abril.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Conforme o secretário de Saúde, Valdecir Valicki, o objetivo da campanha, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizando a carga da doença e reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. “A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários”.

Grupos prioritários e etapa de vacinação

1ª etapa: de 4 de abril a 5 de maio: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde

2ª etapa: de 3 de maio a 3 de junho: Crianças acima de 6 meses até 5 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Sarampo

Junto do combate à gripe, será realizada a 8ª Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Conforme a coordenadora da campanha em Laranjeiras, a enfermeira Patrícia Massuqueto, as estratégias serão realizadas de acordo com a campanha contra a Influenza. “Vamos vacinar contra o Sarampo junto ao período de 4 de abril a 3 de junho e o dia “D” no dia 30 de abril”, afirma.

O sarampo, é uma doença exantemática infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Conforme o secretário de Saúde, a prioridade é vacinar as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde contra o sarampo. “Independente do grupo, fica o recado que é de suma importância a vacinação para todos, principalmente agora que seguimos rumo ao fim da pandemia”, ressalta.

Valicki finaliza informando que todas as salas de vacinação do município estarão participando da campanha. “De segunda à sexta-feira, das 16 às 18 horas, todas as unidades estarão vacinando, com exceção ao dia “D”, em 30 de abril, onde as salas estarão abertas das 8h às 17h, em intervalo para o almoço”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail