Mais de 10 bairros de Laranjeiras terão racionamento de água de hoje até terça. Saiba quais

A Sanepar informa que as temperaturas mais altas provocaram aumento no consumo de água em Laranjeiras do Sul, neste sábado

A Sanepar informa que as temperaturas mais altas provocaram aumento no consumo de água em Laranjeiras do Sul, neste sábado (05). Com a crise hídrica que assola o estado, os níveis dos reservatórios baixaram drasticamente obrigando a Sanepar a adotar manobras emergenciais no sistema. Desde a tarde de ontem até a próxima terça-feira (08) serão fechados diariamente os setores de distribuição de água. 

Hoje (6) e na terça-feira (08), ficarão fechados os setores de distribuição para os bairros Jaboticabal, Vila Rural, Santo Antônio de Pádua, Marchesi, Itália, Bancários, Água Verde, Presidente Vargas, Panorama, condomínios Maria Antônia, Iguaçu, Almirante da Serra e Viena, Cidade Alta, Paris, Loteamento Badoti, e regiões da área central nas proximidades da Apae, do seminário, do Colégio das irmãs, da igreja ucraniana, da igreja matriz Santana e do Iguaçu Tênis Clube.

Fechamento

O fechamento será das 15 às 7 horas da manhã do dia seguinte e a abertura dos registros será feita às 7 horas da manhã com previsão de normalização gradativa a partir das 8 horas. As equipes farão análise diária do sistema e, se não houver necessidade, os registros permanecerão abertos. Se situação não for normalizada, é possível que seja adotado novamente rodízio no abastecimento de água nos próximos dias.

Economia

Em nota, a Sanepar informe que “No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. 

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

 Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115”.