Missa no Campo Mendes: com limite de público e participação ilustre do Bispo Dom Amilton

Missas serão assistidas presencialmente por público reduzido. Data também é reverenciada em Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu

Por Rádio Campo Aberto

É dia do Senhor Bom Jesus. Tradicionalmente em 6 de agosto, quatro comunidades da região celebram a data: Linha Nova, em Rio Bonito do Iguaçu, Passo das Flores, em Porto Barreiro, Linha Divisor, em Nova Laranjeiras e Campo Mendes em Laranjeiras do Sul.

Celebração em Laranjeiras

A festividade começa cedo. Tem missa às 10 horas e a das 15 horas será presidida pelo bispo da Diocese, Dom Amilton, e pelo pároco, Padre Domênico. Para as celebrações, foram distribuídas senhas: apenas 250 pessoas poderão assisti-las dentro da Igreja. Dom Amilton conta como conheceu o santuário de Campo Mendes. “É um momento importante para a comunidade, que se aproxima dos 60 anos de fundação. Tudo começou com uma imagem vinda do Bom Jesus do Iguape. Uma pequena capela, que se transformou num local de muita peregrinação e devoção. Várias vezes, ao passar pela estrada, eu visitava o Santuário. Encontrei a família, os caseiros. Fiquei impressionado com a história. E então agendamos a celebração”.

Significado

A Festa do Bom Jesus tem origem em Portugal. Nos países colonizados pelos lusitanos, ela foi introduzida – como por exemplo, no Brasil. Ela remonta à imagem do Cristo sofredor. Significa a bondade de Jesus ao se oferecer para salvar a humanidade. O termo ‘Bom” lembra a causa que levou Cristo a morrer pela humanidade.

Confira a programação das Festas:

Divisor – Nova Laranjeiras.

Recepção dos romeiros com café – 8 horas;

Carreata com a imagem do Senhor Bom Jesus saindo da comunidade – 9 horas;

Missa Solene, com participação restrita dos Fiéis – 10 horas.

Durante todo o dia o santuário estará aberto para visitações dos Romeiros.

Passo das Flores, Porto Barreiro

Missa dos Romeiros – 7h30;

Missa Solene e abertura da semana Nacional da Família – 10h30.

As celebrações terão número restrito de fiéis em função da pandemia. Durante todo o dia, a Gruta do Senhor Bom Jesus estará aberta para visitações. É obrigatório o uso de máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento durante as celebrações.

Linha Nova – Rio Bonito do Iguaçu

Missa Solene – 10 horas.

Santa Missa – 15 horas.

Programação Festiva: durante todo o dia haverá um bazar de roupas para arrecadação para a construção da nova gruta. Haverá também a comercialização de lanches, bolos, cucas, café e refrigerante.

Campo Mendes – Laranjeiras do Sul

Missa Solene – Celebração do Santuário Nossa Senhora Aparecida – 10 horas;

(Transmissão da Campo Aberto – Rádio FM 94.1 e Facebook).

Missa de Ação de Graças com Apostolado da Oração – 15 horas.

A celebração será presidida pelo Bispo Dom Amilton e Pároco Padre Domênico.