Motoclubes de Laranjeiras: quando a paixão por duas rodas se torna estilo de vida

No Dia Nacional do Motociclista, Old Crows Motoclube e Áster de Vênus falam sobre a cultura que busca liberdade, respeito e lealdade a nível individual e social

O Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho, data em que falecia, em 1974,  o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi. Oficializado pela Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) em 1984, o objetivo do dia é celebrar todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas.

Conhecidos popularmente como motoqueiros/as, motociclistas não apenas pilotam motos, mas vivenciam a cultura da motocicleta. Ou seja, a paixão pelas motos ultrapassa níveis individuais, criando uma irmandade entre as pessoas, que geralmente compartilham o sentimento em grupos chamados de motoclubes.

Os motoclubes de Laranjeiras

A cultura popular que reúne em seu estilo de vida a liberdade, economia, mobilidade e amizades é vivida por dois motoclubes em Laranjeiras do Sul: o masculino, Old Crows Motoclube – fundado em  07 de setembro de 2017; e o feminino, Áster de Vênus – fundado em 20 de outubro de 2019.

Ambos os clubes se baseiam no ideal de irmandade, conceito que requer apoio mútuo entre os participantes e a busca contínua pelo bem-estar de toda sociedade. Enquanto o Old Crows Motoclube possui integrantes que já se conheciam desde a adolescência, o Áster de Vênus conta com mulheres e mães solos, que não necessariamente possuem famílias na cidade.

A filantropia, que vem do grego e significa “amor à humanidade”, é um dos princípios dos quais os clubes se apoiam, que buscam “fazer o bem sem olhar a quem”, através de práticas que demostram respeito e dedicação ao próximo, seja no âmbito pessoal, profissional ou social.

Nomes e brasões

Áster de Vênus: ásters eram flores sagradas que deuses gregos e romanos utilizavam para enfeitar seus altares. Em diversas culturas ao redor do mundo, pode-se encontrar na simbologia dos ásters o amor, a lealdade, sabedoria, luz, poder e até mesmo fidelidade. E Vênus é a deusa grega do amor e da beleza.

No brasão tem-se os ásteres e a caveira, que é o principal símbolo dos motociclistas, significando igualdade. “Olhando a caveira, você não sabe se é homem ou mulher; rico ou pobre; branco ou preto; gordo ou magro”, explicam elas.

Old Crows Motoclube: Os rapazes explicaram que “Old Crows”, traduzido para o português significa “Velhos Corvos”, que demonstra a admiração deles pela ave. “O corvo, por ser uma ave esperta, astuta e amistosa, serviu de referência importante para nós. Além disto, através de crenças, folclores e mitologias, ele representa liberdade, respeito, honra e lealdade”, afirmaram.