Nascido em Laranjeiras, Laerttes de Oliveira já vestiu Iza, Xuxa, Anahi e Dulce na RBD Tour e Juliette

Com trabalhos divulgados na Vogue Internacional, ele hoje atende várias marcas e ateliers e tem sua própria grife. Confira matéria completa

O mundo da moda é conhecido por se reinventar quase que diariamente. A ampla concorrência torna difícil oportunidades para novos estilistas ou entusiastas, que colocam no papel e na ponta da agulha o amor por cada traço ou tecido.

E se você mora no interior, então, pode abandonar esses sonhos. Será? Nada disso abalou Laerttes de Oliveira, um menino que com o incentivo da família à arte, tem se destacado no mundo da moda. Exemplo disso, é o vestido criado para a cantora Anahí, na ‘Soy Rebelde Tour’.  A ex-BBB Juliette e a cantora Joelma também já usaram peças criadas por ele. “Meu sonho se tornou realidade. Meu croqui vestiu o ícone de uma geração (Rebeldes)”, celebra o artista.

Da infância ao sucesso

Laerttes lembra que a infância em Laranjeiras foi onde tudo começou. Aqui até os nove anos, a família sempre o incentivou quanto aos desenhos e a seguir na área cultural. “Em casa, lápis e papel nunca faltaram. E com a influência da cultura Pop, ouvindo MTV e me tornando muito fã de Madonna desde os seis anos, me inspirei nas roupas dela e iniciei os desenhos de verdade”, relembra.
O que era um hobby, cresceu e ganhou forma profissional. Laerttes destaca que o sonho de ser estilista ficou sério quando tinha 15 anos e já morava em Guarapuava. Ali, as rotinas e desenhos aumentaram. “Diariamente, confeccionava 23 croquis. Além disso, sempre buscava materiais e novas formas de trabalhar, ao passo que seguia acompanhando o que as divas vestiam”, detalha.

Nesta fase, o artista lembra que o Instagram ainda era uma novidade e viu na ferramenta um ponto positivo para divulgar o trabalho. “Desenhar celebridades sempre foi meu diferencial. Sempre produzia, postava e marcava vários nomes da moda. Assim, fui ganhando espaço e seguidores. Visibilidade é o diferencial”, enfatiza Laerttes.

Primeiro grande passo

Na visão do artista, 2015 foi seu ano de sorte. Grande fã de Madonna, ele atendeu um pedido da diva aos fãs de que mandassem fotos a ela, sem contar a razão para que serviriam. “Enviei uma arte e após seis meses, quando a turnê estreou, um dos meus desenhos foi projetado no telão durante o show dela”, comemora.

Dalí, conforme ele, tudo aconteceu. A mesma arte foi publicada na Vogue Itália e outra na de Portugal. “Além disso, já mostrei minhas ilustrações no São Paulo Fashion Week numa ação com a Chilli Beans. Gisele Bündchen já repostou meu trabalho e algumas grifes internacionais também. Sempre usei muito da internet para chegar no meu objetivo de crescer como artista”, afirma.

Em 2015, uma arte de Laerttes foi exposta no telão de Madonna, durante a turnê – Foto: reprodução/ Instagram

Soy Rebelde Tour

Além da visibilidade nas redes, o último feito marcante de Laerttes foi ter a Anahí e Dulce Maria, do Rebelde, vestidas com seu croqui ilustrativo. “Tudo aconteceu em parceria com o ateliê Elysson Ferreira, de São Paulo, com styling de Pedro Agah. Ilustrei, fiz o croqui personalizado com o rosto da celebridade e ele foi utilizado para aprovar com o famoso. É assim que funciona, fazemos alterações até oficializar e criar a roupa”, destaca.

Aos 27 anos, ele lembra com saudade dos seus tempos em Laranjeiras. “Para quem um dia sonhou com tudo isso, o único sentimento é a gratidão em ter enfrentado e seguido neste caminho”, celebra.

Além de trabalhar no ateliê de São Paulo, Laerttes também tem sua marca própria. “Tive algumas experiências marcantes com minhas produções. Juliette vestiu um moletom da minha coleção e Joelma também. Na época em que eu era estilista na Lança Perfume, vesti Claudia Leitte, Iza e Xuxa. Tenho uma excelente bagagem, sempre foi o meio que gostei de trabalhar”, conta o artista.

Sonhos sem limites

Laerttes destaca que vive um sonho, apesar das dúvidas ao longo de sua trajetória. “Várias vezes pensei se meu trabalho poderia chegar neste nível, e chegou. Depois disso, nunca mais duvidei do meu potencial”.

Parte da família do artista ainda reside em Laranjeiras, mas ele, atualmente mora em Criciúma (SC) e atua como estilista para várias marcas e ateliers . “Já empreendi e desejo continuar nessa área, mas meu ponto forte é a ilustração, que me acompanhou a vida inteira e me fez chegar até aqui”, conta.

“A quem me incentivou desde o início e me fez acreditar que o hobby poderia ser levado a sério, fica minha gratidão. Hoje sou prestigiado por muitos clientes e estou onde tanto sonhei. Não há limites para quem acredita e faz acontecer”, finaliza Laerttes.

Foto: reprodução/Instagram