Responsivo

XV de Novembro: o coração e o metro quadrado mais caro de Laranjeiras

Estreamos nesta edição uma série de matérias para contar a história de ruas icônicas do município e da região, e para iniciar, por que não falar da via principal? Conheça mais sobre a Times Square da capital da Cantu

O Jornal Correio do Povo do Paraná estreia nesta ediçãouma nova série de matérias. Em ‘Pelas Ruas da Cidade´, vamos relembrar a história das vias que são marco no desenvolvimento de Laranjeiras do Sul e de outras cidades da região.
Para dar o ponta pé inicial, a primeira rota carrega consigo a história e a identidade do município: a XV de Novembro. A rua, marcada por significados e acontecimentos importantes, tem um papel central na trajetória da cidade e reflete a evolução do município ao longo dos anos. Conheça a história da rua que abriga o coração pulsante de Laranjeiras.

Por quê XV de Novembro?

O nome ‘XV de Novembro’, remete, obviamente a Proclamação da República do Brasil, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Esse marco representou a transição do regime monárquico para o republicano, inaugurando uma nova era na história do país.

Desde então, o dia tornou-se um símbolo da mudança e da construção de uma nação democrática e diversas cidades no país contam com ruas que levam o mesmo nome.

A escolha de nomear uma das principais ruas de Laranjeiras do Sul como XV de Novembro, ocorreu em 29 de julho de 1948, pela lei número 13/48, assinada pelo prefeito Alcindo Natel de Camargo, como uma homenagem ao evento histórico. A rua não é apenas uma via de tráfego, mas também um espaço que carrega consigo a memória da cidade abrigando diversas empresas, residências e em especial a praça José Nogueira do Amaral.

Comércio e cultura

Ao longo dos anos, a rua XV de Novembro se desenvolveu como um importante centro comercial e cultural. Ela pode até ser apelidada de a Times Square de Laranjeiras, já que conta até com um telão, igual a famosa praça nova iorquina.

Lojas, restaurantes, e outros estabelecimentos contribuem para a vitalidade da área, tornando seu epicentro, o cruzamento com a rua Coronel Guilherme de Paula, um ponto de encontro para moradores e visitantes, bem como diversos eventos, como feiras e desfiles.

A rota, que atravessa diversos bairros, como São Francisco e Água Verde, já abrigou e em alguns casos ainda abriga, vários comércios, como a Guerra Eletromóveis, Relojoaria Schuster, Glória Modass, Maquimóveis, O Boticário, Comercial Virmond (atual Comercial Ivaiporã), Lojas Leve, Relojoaria Aliança, Trilhagem, Iquepô, Banco Itaú, Sicoob, Livraria Cultura, Bradesco, Farmácia Santa Terezinha, Cirandinha Modas, Sicredi, Caixa Econômica, Maquivest, entre outros. Com o crescimento dos últimos anos, a XV agora também é o cep de novos estabelecimentos, como a Alecrim Dourado, Pertutti Pizzaria, Surek Calçados, Farmácia Nissei, Quero Quero, Canteiro Modas, The Best Açaí, Beco Gourmet, Kabala Bar, Gordinho Embalagens, Casa das Cortinas, Bam Bam Bam, Papelaria Criativa, entre tantos outros.

Além de empresas a via também é o endereço de outros pontos históricos da cidade como a praça José Nogueira do Amaral, igreja matriz Sant’Ana e o ginásio esportivo Laranjinha. Outro reconhecimento histórico que a XV possui é o fato de ser o palco do tradicional desfile cívico que comemora o aniversário da cidade, em 30 de novembro.

Mudança de sentido
Em fevereiro de 2014, o Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Laranjeiras do Sul (Comuttram), aprovou o prolongamento do sentido binário da XV de Novembro, até a esquina com a Nogueira do Amaral, seguindo com estacionamento oblíquo do lado esquerdo e paralelo do lado direito. Hoje, a mão única se encerra na ligação com a rua Santana.

A decisão foi tomada conforme o novo sistema viário do plano estratégico da prefeitura, e teve como meta melhorar a mobilidade urbana para motoristas e pedestres. Com a decisão foi expandido em 50% o número de vagas de estacionamento.

Futuro

Atualmente a expansão da cidade tem, naturalmente, seguido por outras vias, e como ocorre em grandes cidades o centro precisa de permanente atenção. Como parte vital e uma das veias pulsantes da cidade, a XV é uma das ruas mais queridas e com o metro quadrado mais caro de Laranjeiras e merece todo cuidado e respeito.