Responsivo

Nelson Gomes avalia resultado das eleições em Laranjeiras

Durante as comemorações uma moça disse ter sido ameaçada com arma de fogo

A vitória de Lula no 2º turno das eleições presidenciais ocorrida último domingo (30), foi bastante comemorada em Laranjeiras do Sul.  O ex-vice prefeito e um dos fundadores do PT local, professor Nelson Gomes, avalia que é um momento de muita satisfação para o partido. “Ficamos surpresos com as centenas de pessoas que compareceram espontaneamente à praça. A orientação era para não fazermos nenhuma festa maior, mas de repente, o povo foi chegando”, conta o professor. Ele ressaltou que a comemoração na rua foi emocionante, especialmente pelo maciço comparecimento dos jovens. “Ver a juventude unida em prol dos nossos ideais denota uma renovação, importante para o partido”, frisa.

Segundo Nelson, o entendimento do PT sobre gestão pública e prioridades é diferente.

“Na época do PT no poder, a cidade foi muito beneficiada em termos de educação e infraestrutura. E vamos resgatar esse protagonismo, junto ao novo governo federal”, acredita.

Silêncio de Bolsonaro

Para o professor o fato de o presidente Bolsonaro não se manifestar, não é motivo especial de preocupação. “É o jeito teimoso dele. Mas os demais poderes como Câmara e Senado já se manifestaram, bem como boa parte dos ministros dele e autoridades internacionais. E o homem tem mais dois meses de mandato. Acho que é coisa particular dele. Mas não vai interferir na transição”, entende Nelson Gomes.

Ele também acredita que o movimento dos caminhoneiros é um sinal de despolitização da classe. “Tanto que está dividido, tem dirigentes pedindo para não fechar, que prejudica todo mundo essa paralisação. Creio que em breve estará tudo resolvido”, finalizou.

Denúncia

Segundo uma fonte do partido, que prefere não se identificar, no domingo, no horário da comemoração, uma moça que estava transitando pela rua Marechal Rondon, indo em direção à rua XV de Novembro, ficou na mira de uma arma, por um homem, que ameaçou atirar. Conforme a fonte, havia crianças com ela, que se esconderam atrás dos carros que estavam estacionados. Ela correu e disse que iria fazer Boletim de Ocorrência e pedir as imagens das câmeras da região.  Não tivemos acesso ao boletim ainda.

Resultado local

Na contagem do segundo turno Lula fez 54,36% e Bolsonaro 45,64% dos votos válidos em Laranjeiras do Sul. A cidade registrou 188 votos em branco ou 0,96% e votos nulos representaram 1,65% ou 323 votos.

No primeiro turno, Lula havia feito 53,96% e Bolsonaro 40,5% em Laranjeiras do Sul. Numa análise rápida, o candidato do Partido dos Trabalhadores se manteve praticamente estável, com um crescimento de 0,40%, enquanto o atual presidente cresceu 5,14% em relação ao primeiro turno.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral 4.653 eleitores da cidade deixaram de ir às urnas para votar. O número representa 19,20% do total de eleitores do município. No 1º turno, Laranjeiras registrou uma abstenção de 19,18%. Diante das chuvas torrenciais e até granizo, o número pode ser considerado bom.