Normalização do sistemas de produção de água em Laranjeiras se inicou nesta segunda-feira (24)

O fornecimento de água tratada depende, diretamente, da energia elétrica. No Paraná, 3.440 unidades operacionais instaladas pela Companhia de Saneamento

O fornecimento de água tratada depende, diretamente, da energia elétrica. No Paraná, 3.440 unidades operacionais instaladas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) só funcionam se tiver luz para acionar os equipamentos de grande porte que bombeiam a água dos rios, ou dos poços, até as estações de tratamento. Estas, também dependem da energia para fazer a água circular entre os tanques até tornar-se própria para o consumo humano.

Quando há falta de energia elétrica, a normalização do abastecimento de água é mais demorada do que o retorno da luz, pois a velocidade da luz não se aplica à água. Sempre que há interrupção no fornecimento de água, as tubulações ficam vazias e para se retomar o abastecimento, o bombeamento deve seguir determinadas regras. Se for reiniciado rapidamente, com alta pressão, as tubulações rompem. Por isso, geralmente são necessárias várias horas até que a água chegue às torneiras de novo, após o reinício da produção e da distribuição.

A situação em Laranjeiras

Por isso é que as fortes chuvas e vendavais da noite de sexta-feira (21) e da madrugada de sábado (22), causaram transtornos também para os sistemas de abastecimento de água, não só em Laranjeiras, mas em várias cidades do estado. Poços, captações em rios, estações elevatórias e estações de tratamento de água ficaram sem operação por várias horas, afetando a produção e a distribuição de água.

Laranjeiras do Sul estava com os sistemas de produção e distribuição de água parados desde sexta-feira (21), o que atingiu todas  as regiões da cidade. A normalização dos sistemas de produção se iniciou hoje (24), a partir da retomada ontem (23). “O sistema começou a recuperar os níveis dos reservatórios e, agora, só podem ocorrer faltas-d’água pontais. Nesses casos, a Sanepar orienta que o cliente entre em contato pelo 0800 200 0115 para registrar (a ligação gratuita, 24 horas por dia).

Paradas programadas

Para evitar os transtornos com a falta de energia e a decorrente falta de água, tanto a Sanepar quanto a Copel têm investido em manutenções preventivas. Quando necessárias, para interligações ou substituições de equipamentos, as paradas exigem menos tempo.

Em casos emergenciais, quando a queda de energia é provocada por temporais ou acidentes de trânsito, por exemplo, a Copel prioriza restabelecer o fornecimento de energia nas regiões onde estão instaladas unidades da Sanepar essenciais para a retomada do abastecimento de água.