Paróquia Imaculada Conceição promove desfile Princesa do Leite

Em 1° lugar ficou Milena Palaoro, em 2° Rafaela Gandin e em 3° Lediane Baldin

O desfile Princesa do Leite da paróquia Imaculada Conceição, em Porto Barreiro, teve sua 2ª edição na noite deste sábado (5). O desfile é uma das atrações da festa da Padroeira do município que tem seu dia comemorado hoje, 8 de dezembro.
A festa contaria com outras atrações como o luau jovem e o churrasco drive thru, mas devido as fortes chuvas e o aumento dos casos de Covid-19 foram cancelados. Hoje acontecerá a celebração da Santa Missa, a inauguração da gruta , e a Coroação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição feita pela Princesa do Leite 2020 ao som da orquestra de Gaiteiros de Porto Barreiro.
O desfile Princesa do Leite foi criado com o intuito de homenagear os produtores de leite, que é uma das principais fontes de renda, não só de Porto Barreiro, mas de toda região.
O pároco e organizador da festa, padre Marco Aurélio explica o motivo da ganhadora do desfile ser titulada ‘princesa’. “É princesa porque a rainha da festa é Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nossa padroeira”.


Provas e desfile
O desfile foi organizado em etapas, foram seis provas no total. As cinco primeiras valiam 10 pontos cada uma e o desfile sendo a sexta e última prova valia 50. O desfile contou com cinco jurados e cada um deu nota de 0 a 10 para as candidatas, avaliando os quesitos de beleza e elegância.
1° prova: participação da live de lançamento das festividades, nesse dia os jurados secretos avaliaram os quesitos: postura e simpatia diante as câmeras. 2° prova: A candidata que teve mais apoio nos comentários da live. 3° prova: caixinha de arrecadação, cada candidata recebeu uma caixinha para que arrecadassem uma quantia em dinheiro, aquela que conseguiu mais dinheiro venceu a prova. 4° prova: foto mais curtida na página da paróquia. 5° prova: redação sobre a importância dos produtores de leite em nossa região. 6°prova: o desfile.


Ganhadoras
A Princesa do Leite da Imaculada Conceição 2020 é Milena Palaoro, de 16 anos, que venceu o desfile e também a segunda prova. Em segundo lugar ficou Rafaela Gandin de 11 anos, vencedora da quarta e quinta prova. E em terceiro houve empate entre Lediane Baldin vencedora da terceira prova, Andriéli Matoso e Clara Vitória. O desempate foi feito pelo público presente e Lediane Baldin de 16 anos venceu e ficou com o terceiro lugar.
Milena Palaoro conta que concorrer à Princesa do Leite foi uma experiência nova e que ganhar foi algo inesperado. “Criei amizades com pessoas que eu não conhecia e fortaleci as que eu já tinha. Eu desejei boa sorte a todas as meninas que participaram e todas foram muito bem”.
A madrasta de Milena, Neiva Palaoro, conta que esteve ao lado de Milena dando todo apoio necessário.“Estou muito feliz e orgulhosa, porque além de linda a Milena é uma pessoa maravilhosa, a beleza é por dentro e por fora”.
Rafaela Gandin diz que participar do concurso foi uma experiência muito boa e ficou muito feliz com a colocação. “Agradeço muito as pessoas que me ajudaram, minha família, minha assessora e as pessoas que curtiram minha foto, muitas que eu nem conheço”.
A mãe de Rafaela, Juliana Caetano, conta que ficou muito feliz com a colocação da filha.“Eu agradeço a todos que ajudaram e se Deus quiser ano que vem ela vai concorrer novamente”.
A terceira colocada Lediane Baldin relata que nunca havia participado de nada parecido.“Foi uma experiência incrível e me ajudou em vários aspectos, principalmente a superar a minha timidez”.


Jurados
Foram escolhidos cinco representantes da comunidade para serem jurados: Aline Lopes representante do Sicredi, Delmar Pereira representante dos comerciantes locais e da Acils Laranjeiras do sul, Sirlei Wolff Zortéa representante dos produtores locais e proprietária da vinícola Uvas e Vinhos Zortéa, Carmélia Poleze pedagoga do colégio Gabriela Mistral e Jorge Chipanski presidente do conselho paroquial.
O Padre Marco Aurélio, fala da dificuldade de realizar o evento em meio a situação de pandemia. “Seguimos rigorosamente todos os protocolos de prevenção ao coronavírus. Manifestar e incentivar a cultura neste momento é um grande desafio. Agradecemos toda comunidade de nosso município e com este evento esperamos divulgar a beleza das jovens de Porto Barreiro e incentivar os produtores e leite”.

As oito candidatas do concurso