Podoposturologia: reorganize a postura através dos pés

Matheus Minosso Kulka é fisioterapeuta e atua em Laranjeiras do Sul

A podoposturologia é uma área da fisioterapia que estuda os pés em relação à postura, e uma de suas atribuições são as palmilhas de reprogramação postural. Matheus Minosso Kulka, fisioterapeuta formado pela UniGuairacá, e especialista em fisioterapia manipulativa e podoposturologia, explica como funcionam e quais são os benefícios dessa técnica.

Benefícios

O objetivo principal das palmilhas é trazer funcionalidade e bem-estar às pessoas tanto a curto quanto a longo prazo, retirando totalmente a dor e reorganizando a postura do paciente.

De acordo com o especialista, elas possuem função proprioceptiva, recebendo estímulos provenientes de músculos e tendões, além de outros tecidos internos do corpo. O sistema nervoso central capta essas informações e reprograma a postura da pessoa.

O tratamento se assemelha ao ortodôntico, onde há acompanhamento durante um determinado tempo até o recebimento da alta. Matheus, ainda afirma que “os pacientes devem utilizar as palmilhas por pelo menos 6 horas ao dia”.

Conforme o fisioterapeuta, as palmilhas são confeccionadas em espessura reduzida, analisando os pontos de maior pressão do pé  e podem ser utilizadas tanto para calçados fechados quanto abertos. Indicadas para pessoas com alguma patologia como esporão de calcâneo, artrite, lombalgias, dores em quadril, joelho e coluna, além de corrigir desvios de mordida. 

Utilizando o sistema de baropodometria computadorizada, que mede o tamanho e o formato dos pés de cada paciente, passam para a confecção em uma máquina espanhola pioneira no Brasil a Flexor Cad 3D, que disponibiliza os formatos slim, conforto e esportiva.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail