Práticas essenciais para o seu bem-estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.” Para estarmos bem, precisamos cuidar de todas as esferas de nossa vida e realizar práticas de bem-estar. Desde o corpo até as emoções. Em todos os ambientes em que somos afetados (família, trabalho, amizades, bairro, comunidades).

Cultivar o equilíbrio em todos esses meios a partir de práticas constantes é o que deixa nossa mente saudável. Se libertar de frustrações, culpas, desentendimentos ou outras emoções nocivas é um caminho longo, mas pode começar com algumas tarefas interiores, como as que apresentamos a seguir.

Acalme sua mente

O primeiro passo para o bem-estar é parar e diminuir o ritmo por alguns minutos. Criar mais intimidade consigo mesmo e com sua mente. Na correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo de ficar alguns minutos em silêncio.

A meditação é prática comprovada para o bem-estar, especialmente quando vista como uma forma de cultivar um estado mental, mas também não precisa se tornar mais um compromisso que irá gerar culpa. Apenas pare em uma posição confortável e aquiete sua mente por alguns minutos quando estiver muito agitado e você já verá como as decisões seguintes se tornam mais leves.