Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Coprossel busca dar novas ferramentas para o bom planejamento das propriedades

Na quinta-feira (29) o grupo de Liderança feminina da Coprossel executou, com êxito, mais uma etapa do programa que busca

Na quinta-feira (29) o grupo de Liderança feminina da Coprossel executou, com êxito, mais uma etapa do programa que busca dar mais ferramentas de gestão e análise na propriedade rural, nos relacionamentos familiares e com a Cooperativa. Essa fase do curso tem sido de modo virtual, devido as condições de prevenção à saúde.

Para a gerente de Desenvolvimento do Quadro Social da Coprossel, Raquel Fedrecheski Palhano, as mulheres participantes do curso tem surpreendido positivamente na adaptação ao modelo virtual, as quais participam diretamente de suas propriedades. “A força de vontade das mulheres é bem maior que as dificuldades impostas”. Como coordenadora só tenho a agradecer a todas. A cooperativa está disposta a receber as mulheres no modo presencial assim que possível, também estamos nos organizando para o retorno do Programa Potencializa Jovem e planejando programas para o quadro social em 2022, disse Raquel.

De acordo com o professor Elcio Chagas, que tem trabalhado esse tema com o grupo, o módulo de aprendizado do mês de julho ocorreu no bojo do planejamento, com trabalho individual, com base nas propriedades e experiências na realidade das participantes. “Avançamos no sentido do desafio que é olhar para os custos de produção, de maneira organizada e conhecê-los. Trabalhamos também sobre as oportunidades de tomada de decisão a partir de ter os custos clarificados, percebendo onde é possível economizar e mais e onde é possível investir”. Contudo esses conhecimentos contribuem para a gestão da propriedade, relatou o professor Elcio.

Para Sueli Belei Carraro, que é uma das integrantes do Grupo de Liderança Feminina Coprossel, moradora na comunidade Linha Divino em Laranjeiras do Sul – PR, é de grande importância para as mulheres essa oportunidade de formação. “Durante os encontros conversamos bastantes da importância de todos os membros da família serem sabedores de tudo que se passa na propriedade, inclusive no financeiro. Também é importante compartilhar conhecimento das gerações, desde o mais novos até os mais experientes, buscando conciliar alguma divergência existente principalmente entre pais e filhos, buscando através de uma boa conversa, bons resultados”. Sou grata por tudo que temos recebido em conhecimento, ficamos sabendo das dificuldades de cada uma, e chegamos sempre através das nossas discussões a boas conclusões, finalizou Sueli.

O próximo módulo do programa da Coprossel, será nos dias 11 e 12 de agosto.