Coronel Vivida abastece 100% dos prédios públicos com Energia Solar

A medida inclui desde praças públicas até a sede da prefeitura, proporcionando uma transição notável para uma matriz energética mais sustentável

A parceria entre a empresa Pacto Energia PR e a prefeitura de Coronel Vivida está trazendo sustentabilidade para a comunidade local.
Com as recentes instalações das usinas solares UFV Rodrigo Sauaia e UFV Sol do Sudoeste, equipadas com mais de 1200 placas solares, a cidade agora alimenta 100% dos prédios públicos municipais.
A medida inclui desde praças públicas até a sede da prefeitura, proporcionando uma transição para uma matriz energética mais sustentável.

Pacto Energia PR
O gerente de operações da Pacto Energia PR, Arthur Galvão, comenta sobre o desenvolvimento dessa parceria. “Em janeiro de 2022, a Pacto Energia assumiu a administração da Forcel, empresa responsável pela distribuição de energia no município de Coronel Vivida. Buscando proximidade com a população, identificamos modelos de negócios benéficos para os contribuintes, utilizando nossos ativos de geração de energia renovável para abastecer o município de forma sustentável,” explicou Galvão.

Objetivos e benefícios
Os objetivos iniciais dessa colaboração incluíram a redução de custos com energia e o compromisso com o meio ambiente.
A parceria resultou em uma diminuição real de até 9% na tarifa de energia, representando um impacto econômico positivo de aproximadamente R$56 mil por ano para Coronel Vivida. “Além da redução de custos, a conscientização ambiental é um ponto forte dessa parceria. Observamos uma redução significativa das emissões de gases de efeito estufa desde o início da operação das usinas,” afirma Arthur Galvão.

Resultados e impacto
O gerente de operações detalha os resultados obtidos com as usinas UFV Rodrigo Sauaia e UFV Sol do Sudoeste, destacando uma redução de até 9% nos custos de energia. Essa economia anual pode atingir a cifra impressionante de R$56.000, variando de acordo com o consumo mensal das unidades.
Atualmente, todos os prédios públicos municipais são beneficiados por essa iniciativa inovadora, abrangendo desde Unidades Básicas de Saúde até escolas e ginásios. Embora não haja planos imediatos de expansão para novas instalações, a Pacto Energia PR está preparada para atender futuras demandas.

Perspectiva do Secretário Lindonês
O secretário de Indústria e Comércio, Lindones Colferai, compartilha sua perspectiva sobre o impacto dessa transformação energética na cidade. “O fornecimento de energia limpa para os prédios municipais, destaca a limitação na subestação atual e a expectativa de uma nova subestação para ampliar a capacidade de fornecimento de energia”, finaliza.