Nos últimos três anos, a secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul vem proporcionando qualificação em uma área muito necessária no município. A capacitação de cuidadores de acamados, idosos e cadeirantes é gratuita e realizada na terceira quinta-feira de cada mês.
A fisioterapeuta e uma das coordenadoras do projeto, Suellen Patricia Zanotelli de Campos, explica que a intenção de ofertar os módulos uma vez por mês vem justamente da intensidade do trabalho deste cuidador.
Se fossem mais dias por semana seria muito difícil conseguirem vir. Assim podem se organizar melhor e conciliarem o curso com o serviço, afirma. A capacitação pode ser feita por qualquer pessoa interessada.
As inscrições serão feitas no dia do primeiro módulo, que acontece na próxima quinta-feira, dia 16. As aulas são dadas das 13 às 16 horas, com intervalo, no auditório da Apae, sempre com dois profissionais da saúde diferente, completou a coordenadora.
Fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, farmacêutico, assistente social, psicólogo, médico geral e enfermeiro serão os palestrantes.
Conteúdo
Entre os assuntos discutidos e aperfeiçoados ao longo dos seis meses de curso, estão primeiros socorros, saúde oral, cuidados com equipamentos e aparelhos, medicação, comportamento, direitos, entre outros.
Em novembro acontece o último módulo do curso deste ano, porém Suellen explica que apenas aqueles que participarem de todas as aulas ou tiverem apenas uma falta receberão o certificado.
Alguns perdem o primeiro dia, mas ainda receberá o diploma de conclusão. Sempre temos alunos que entram no meio dos módulos com a intenção de adquirir conhecimento, não há problema. Aceitaremos também, apenas não irá ganhar o certificado, reitera.



