Cooperação no campo: Sicredi consolida parceria com agronegócio no Show Rural Coopavel

Agronegócio

Terceira maior instituição financeira em crédito rural do país reserva mais de R$ 150 milhões para financiamento no evento

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Em 2018, o Sicredi marca presença novamente no Show Rural Coopavel
Em 2018, o Sicredi marca presença novamente no Show Rural Coopavel

Cascavel, dará início ao calendário de grandes feiras agropecuárias no País em 2018. O Show Rural Coopavel deste ano acontece de 4 a 9 de fevereiro e celebra 30 anos de uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil. O tema é “Faça acontecer”, que representa a força do agronegócio no Brasil e a determinação do produtor rural.

Rodrigo Amaral é um exemplo de quem faz acontecer. Dono de uma pequena propriedade em Assis Chateaubriand (PR), ele diversifica suas culturas para otimizar os resultados. “Nós temos tanques de peixe, criação de gado e plantações aqui na fazenda. Fazemos de tudo um pouco, pois a terra é pequena e temos que aproveitar ao máximo. O custeio durante o ano vem do cooperativismo de crédito, que dá apoio aos pequenos produtores e entende nossas necessidades de perto”, conta.

 


Agricultura familiar

 
Rodrigo e sua família são associados da Cooperativa Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP há mais de 10 anos e contam com o cooperativismo para fazer girar a produção familiar.

Da mesma forma acontece com Gilberto Pivotto, produtor de Medianeira (PR). Quando precisou financiar uma colheitadeira para otimizar a plantação de soja e milho, o crédito ficou escasso nas instituições financeiras tradicionais. “Tentei várias vezes ter crédito em grandes bancos, mas a demora era grande. No Sicredi o gerente me conhece, sabe como a gente trabalha e como funcionam as coisas, ele é de casa. Temos uma colheitadeira nova graças à confiança da cooperativa”, explica.

Gilberto, que migrou todas as suas operações financeiras para a Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, pois preferiu passar a ser dono da instituição financeira que apoia sua propriedade: “hoje só opero com o Sicredi, porque sei que isso fortalece meu capital na cooperativa. No fim do ano a gente ainda recebe um bom retorno do que usou na cooperativa”.

Essa parceria é reconhecida por quem entende do assunto. A instituição financeira cooperativa foi reconhecida pelo BNDES por três anos seguidos como o agente financeiro com o maior volume de operações de investimento contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e um dos agentes financeiros que mais liberou volume de crédito no Plano Safra. Também é a terceira maior instituição em crédito rural no ranking geral do País, de acordo com a Revista Exame.

 


Este ano

 
Em 2018, o Sicredi marca presença novamente no Show Rural Coopavel e disponibiliza pelo menos R$ 150 milhões em créditos para produtores como Rodrigo e Gilberto. O valor, 50% superior à edição passada, está alinhado com a expectativa do mercado. Para o gerente de Desenvolvimento de Crédito da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias, a economia dá sinal de melhoras, o que traz expectativas favoráveis para o evento. “Nós estamos vindo de um cenário de apreensão e retração econômica. Atualmente, o País tem dado sinais positivos e de leve crescimento, o que favorece a possibilidade de negócios”, analisa Farias.

Ele aponta também que o produtor deve manter a cautela e analisar as opções de compra de novos equipamentos. “Nós prezamos muito pela saúde financeira dos nossos associados. Os produtores têm que estar em constante atualização para garantir a produtividade e vamos dar toda a orientação para que sejam fechados bons negócios no Show Rural 2018”, explica.

Durante os cinco dias de feira, equipes de cooperativas Sicredi estarão dando suporte e consultoria financeira aos visitantes do Show Rural Coopavel em um estande com 300 m². Com o tradicional atendimento próximo e simples, os associados dispõem também de caixa eletrônico e orientações para aproveitar ao máximo o evento.

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter