Entretenimento

Entenda como a série 'O Mecanismo' se tornou tão comentada

A série que mais deu o que falar nas últimas semana é ‘O Mecanismo’ que está disponível em streaming na Netflix desde o dia 23 de março. Ela, que foi escrita por José Padilha, retrata na ficção os eventos reais da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Vários personagens da vida real são retratados com outros nomes na série, confira:

O juiz Sérgio Moro, na série, aparece com o nome de Paulo Rigo.

Entenda como a série

Lula, condenado por Sérgio Moro pelo caso do triplex em Guarujá, é na série o personagem João Higino, vivido por Arthur Kohl. Uma das maiores polêmicas da série é uma fala de Higino, que fala em "estancar a sangria". Na vida real, a frase não é de Lula, e sim de Romero Jucá. 

Entenda como a série

Dilma Rousseff aparece como Janete Ruscov (Sura Berditchevsky), ainda antes de ser eleita por duas vezes presidente da República.

Entenda como a série

O empresário Marcelo Odebrecht, um dos primeios grandes nomes a ser preso em decorrência da Operação Lava Jato, é na série retratado por Emilio Orciollo Netto, como Ricardo Brecht. Sua empresa, Odebrecht, é vista na série como Miller & Brecht.

Entenda como a série

O presidente Michel Temer aparece na série como Samuel Themes, vivido por Tonio Carvalho. 

Entenda como a série

O procurador da República Deltan Dallagnol também é retratado na série. Antonio Sabóia é o responsável por viver o procurador Dimas Donatelli.

Entenda como a série

Embora todas essas referências já deem algum tipo de movimentação nas grandes esferas de poder, o que mais causa bagunças e conversas acaloradas é o fato de que uma trama que claramente ilumina personagens e fatos recentes do conturbado quadro da política nacional não passaria em branco.

Dilma inclusive divulgou uma nota, na qual afirma: (...) A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série ‘baseada em fatos reais’, o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula. A série O Mecanismo, na Netflix, é mentirosa e dissimulada.

O clima de polarização política deixa tudo ainda mais evidente para os cidadãos comuns, que ficam cada vez mais atentos a todo o clima de corrupção e um possível futuro amargo para o país. Porém, deve se notar que a série não engloba toda ideologia que gerou o esquema de corrupção que a Lava Jato combate.