Nereu Moura apresenta requerimento para ajudar produtores de leite em crise

Política

A queda no consumo nos meses mais quentes, período que começa justamente agora, é apontada como mais um complicador

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Divulgação
Divulgação

O deputado estadual Nereu Moura apresentou um requerimento solicitando apoio do Ministério da Agricultura aos produtores de leite do Paraná que vêm enfrentando uma forte crise por excesso de produção.

O documento, protocolado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19), a ser aprovado, é endereçado ao ministro Blairo Borges Maggi.

VALOR

Os produtores reclamam que o preço do litro pago a eles caiu muito nos últimos meses (hoje, inferior a 1 real) – em razão da demasiada oferta, estoque e pela grande quantidade importada da Argentina e, principalmente, do Uruguai. A queda no consumo nos meses mais quentes, período que começa justamente agora, é apontada como mais um complicador.

“Com cenário tão desfavorável, a competitividade do segmento está prejudicada, precisamos de ajuda”, declara o presidente do SindileitePR, Wilson Thiesen.

PARANÁ

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com 118 mil produtores e 328 indústrias lácteas que processam o produto.

A região Sudoeste,  com milhares de pequenos e médios produtores é responsáveis por cerca de 1 bilhão de litros de leite todos os anos.

Para tentar amenizar a situação, o setor lácteo brasileiro pede que o Governo Federal compre emergencialmente 50 mil toneladas de leite em pó e 400 milhões de litros de leite UHT e também que defina cotas de importação.

Os representantes correm em busca de apoio político para acelerar a análise do pleito. “A economia de muitos municípios paranaenses gira em torno da produção do leite. Essa situação é muito preocupante. O que eu puder fazer para ajudar, vou fazer”, destaca Nereu Moura.

  • Compartilhe Essa Notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter