Copel prepara operação para garantir energia nas eleições
Tribunal Regional Eleitoral conheceu plano da companhia para monitorar o fornecimento nos 4.322 locais de votação do Paraná
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, visitou na última terça-feira (15) o Centro de Operações da Copel, onde conheceu o plano da companhia para garantir o fornecimento de energia durante as eleições de outubro.
A estrutura será usada para acompanhar, em tempo real, o atendimento aos 4.322 locais de votação. A medida busca reduzir o impacto de possíveis desligamentos e agilizar a resposta a ocorrências no dia do pleito.
“Tive a melhor impressão possível. A gente verifica que a Copel está profissionalizada, com grande avanço tecnológico e visa sempre bem atender, não apenas o consumidor, como também vai ajudar o eleitor paranaense”, afirmou Falavinha.
Monitoramento em tempo real
Durante a visita, a Copel apresentou o Sistema de Operação de Tempo Real, que terá uma área dedicada ao acompanhamento dos locais de votação durante as eleições. A ferramenta permite identificar interrupções e verificar as condições do fornecimento de energia.
A empresa informou que está preparada para atuar mesmo diante da possibilidade de eventos climáticos extremos. “É nossa missão garantir a segurança energética para o dia do pleito, o momento mais importante da democracia, do voto popular”, afirmou o presidente da Copel, Daniel Slaviero.
Segundo ele, a expectativa é de que a operação ocorra de forma tranquila do ponto de vista energético em todo o Estado.
TRE terá funcionário na central
Como parte do alinhamento entre as instituições, um funcionário do TRE-PR ficará no Centro de Operações da Copel durante as datas de votação. A medida deve facilitar a comunicação entre o Tribunal e a companhia em caso de ocorrências.
“Tudo para que o paranaense fique tranquilo e que tudo corra bem nos dias 4 e 25 de outubro”, disse Falavinha.
A visita foi feita a convite do vice-presidente Jurídico e de Compliance da Copel, Yuri Müller Ledra. De acordo com ele, a parceria entre a companhia e o TRE-PR é antiga e envolve ações conjuntas para garantir o funcionamento da estrutura eleitoral.
O Centro de Operações da Copel monitora 5,4 milhões de unidades consumidoras em todo o Estado. A estrutura acompanha 490 subestações, 7,8 mil quilômetros de linhas de distribuição em alta tensão e 212 mil quilômetros de redes de média tensão.



