Paraná conquista 150 medalhas na Maratona Tech 2024

Mais de 61 mil alunos de 15 escolas públicas do estado participaram do evento e obtiveram 28,5% da premiação

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) realizou na última quarta-feira (27) a cerimônia de entrega de medalhas aos vencedores da Maratona Tech 2024, a maior competição de tecnologia para estudantes do Brasil. O evento aconteceu no anfiteatro da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), em Curitiba, reunindo estudantes, professores, autoridades e patrocinadores. A competição deste ano contou com a participação de mais de 1 milhão de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.

Destaques
O Paraná teve uma grande participação, com 61.457 alunos inscritos, sendo que 5.641 avançaram para a segunda fase. O Estado conquistou 150 medalhas, o que representa 28,5% do total de premiações. As conquistas paranaenses incluem 5 medalhas de ouro, 67 de prata e 108 de bronze. Além disso, 3.341 estudantes foram reconhecidos com Menções Honrosas. Entre os destaques, estão 15 escolas paranaenses entre as 20 mais engajadas da região Sul, reafirmando o protagonismo do Paraná na educação tecnológica.

Incentivos
O secretário da Educação, Roni Miranda, destacou o papel da Maratona Tech em preparar os jovens para o mercado de trabalho e inspirá-los a seguir carreiras no setor de tecnologia. “O Paraná é o único Estado da América Latina a oferecer aulas de programação e Inteligência Artificial na grade curricular, com isso, estamos preparando nossos alunos para o futuro”, afirmou.

Projeto inovador
Bianca Rodrigues da Silva, de 14 anos, do Colégio Estadual do Campo de Godoy Moreira, foi uma das medalhistas de ouro. Sua proposta consistiu em uma plataforma digital que ajuda a denunciar o abandono de animais e facilita a adoção. “Foi um sonho representar minha cidade e apresentar meu projeto. A Maratona Tech abriu portas para o meu futuro acadêmico e profissional”, contou Bianca, que ficou emocionada com sua conquista.

Vencedores
Os finalistas da Maratona Tech também participaram de uma experiência de imersão tecnológica nos dias 27 e 28 desse mês. O evento incluiu visitas culturais e atividades práticas, como um tour pelo Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e uma Oficina de Robótica no Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, conduzida pela equipe Manna Roosters 7033.

Ferramentas
Jefferson Vianna, diretor-geral da Maratona Tech, ressaltou o impacto da competição na formação dos jovens. “A Maratona Tech inspira os estudantes a pensar de maneira criativa, usando a tecnologia para resolver problemas reais. Este ano, vimos projetos que vão de aplicativos digitais a inovações práticas, como soluções para o acesso à água potável”, disse Vianna.
A Maratona Tech é uma iniciativa da Associação Cactus e do Movimento Tech 2030, com o apoio da Secretaria da Educação do Paraná.