Paraná registra geadas e fenômeno deve persistir nos próximos dias
A menor temperatura foi registrada em Pinhão, onde os termômetros marcaram 0º C. O tempo seco devem persistir nos Campos Gerais e na metade sul do estado até pelo menos amanhã (14) ou quinta-feira (15)
O Paraná amanheceu com geadas no último domingo (11) e ontem (12), e o fenômeno deve se repetir nos próximos dias, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As geadas atingiram principalmente o centro e o sul do estado. A menor temperatura foi registrada em Pinhão, onde os termômetros marcaram 0 ºC, conforme dados da estação meteorológica do Simepar.
Confira as temperaturas mais baixas e mais altas registradas ontem (12):
Temperaturas mais baixas:
- Pinhão (região central): 0ºC
- Telêmaco Borba (Campos Gerais): 0,6ºC
- Ponta Grossa: 0,7ºC
- São Mateus do Sul (sul): 0,9ºC
- Jaguariaíva (Campos Gerais), Palmas (região central) e Palotina (oeste): 1ºC
Temperaturas mais altas:
- Paranaguá (litoral): 12ºC
- Morretes (litoral): 9,9ºC
- Guaratuba (litoral): 9,7ºC
- Loanda (noroeste): 9,1ºC
- Maringá (norte): 9ºC
Até ontem (12), o recorde de frio do ano no estado havia sido registrado em General Carneiro, no dia 1º de julho, com -3,9ºC.
O Simepar explica que a queda nas temperaturas é resultado de uma massa de ar frio e seco que atua sobre o Sul do Brasil, com ventos predominantes de sul a sudoeste, o que intensifica a sensação de frio.
Próximos dias
A previsão indica que as geadas, temperaturas próximas de 0º C e o tempo seco devem persistir nos Campos Gerais e na metade sul do estado até pelo menos amanhã (14) ou quinta-feira (15). Na sexta-feira, o frio deve perder intensidade pela manhã, e as tardes começarão a esquentar, especialmente a partir de quinta-feira. O final de semana deve ser sem chuvas no Paraná, com temperaturas elevadas à tarde, segundo o Simepar.