Presidente da Copel é eleito executivo do ano no setor elétrico brasileiro
Na liderança da Companhia Paranaense de Energia desde 2019, Daniel Slaviero é reconhecido por conduzir redução de custos e aumento de eficiência no atendimento a mais de 11 milhões de clientes
O presidente da Copel, Daniel Slaviero, foi eleito o executivo de melhor desempenho no setor de energia em todo o Brasil, no ano de 2024. À frente da maior empresa do Paraná há seis anos, ele recebeu na segunda-feira (16), em São Paulo, o prêmio Executivo de Valor, uma distinção concedida após pesquisa com as mais importantes empresas de seleção e recrutamento do país. Ao receber a premiação, Slaviero ressaltou que os avanços recentes da Copel buscam impulsionar o desenvolvimento do Paraná e atender as necessidades de cada cliente com melhoria contínua. “Este reconhecimento reflete uma gestão focada em eficiência, responsabilidade e compromisso com a entrega de energia de qualidade. Estar à frente da Copel, em um momento tão marcante da sua história de 70 anos, é uma honra que compartilho com um time empenhado em entregar os melhores serviços a cada um de nossos mais de 11 milhões de clientes”, comentou.
Daniel foi convidado para a presidência da Copel em 2019 por sua experiência em gestão, com o desafio de preparar a companhia para a transformação energética e as mudanças regulatórias que se desenhavam no horizonte do setor elétrico nacional e internacional. “Em pouco mais de seis anos dirigindo a companhia, para mim é consagrador receber este prestigiado prêmio, ao lado de executivos e executivas que estão fazendo a diferença no Brasil. Faço um registro particular ao governador do Paraná, Ratinho Junior, que teve a ousadia de me indicar à presidência da Copel e dar todo o suporte, quando a empresa ainda era estatal. Em agosto de 2023, a Copel se transformou em uma empresa privada, sem controlador definido. Todos que estamos nessa jornada temos responsabilidade com o Brasil”, afirmou.
De lá para cá, a empresa atravessou um período marcado por inovação, investimentos inéditos e atenção redobrada ao cliente. Em 2024, atingiu o marco de ter 100% de sua matriz elétrica descarbonizada — ou seja, toda a energia gerada pela Copel provém de fontes renováveis. São 6 GW (gigawatts) de capacidade instalada, provenientes de usinas hidrelétricas, eólicas e solares. A empresa faz parte do Índice de Sustentabilidade da bolsa de valores brasileira (B3), e se destaca entre as empresas mais sustentáveis do mundo no ranking Carbon Clean 200.
“Temos o dever e a obrigação de mostrar que uma empresa de natureza jurídica privada pode e deve gerar mais valor a todos os stakeholders. Quando falo em geração de valor reafirmo a minha crença que é possível fazer isso de maneira equilibrada, com visão de longo prazo”, frisou Slaviero.
A companhia vem quebrando recordes de investimentos para tornar os serviços cada vez mais modernos e confiáveis. Em 2025, são R$2,5 bilhões destinados ao segmento de distribuição de energia ao consumidor final no Paraná. São 19 novas subestações e 80 ampliações em andamento. Outro destaque são os programas voltados ao fortalecimento das redes elétricas que atendem áreas rurais e de novas tecnologias dedicadas à automação. A eficiência na gestão da corporação tem sido reconhecida pelo mercado: recentemente, a agência de classificação de risco Fitch Ratings manteve a Copel com nota máxima de classificação de crédito na escala nacional: ‘AAA(bra)’, o que atesta a confiança no desempenho da empresa.
Premiação
O prêmio Executivo de Valor é realizado pelo jornal Valor Econômico e chega a sua 26ª edição, reconhecendo as habilidades de gestão dos executivos em 25 setores da economia e quatro categorias especiais. A avaliação da gestão dos profissionais é feita por 14 empresas integrantes da Association of Executive Search and Leadership Consultants (Aesc), em duas rodadas de votação.
Trajetória
Daniel Slaviero é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Escola de Negócios Kellogg, da Universidade Northwestern, e pela Universidade de Harvard, ambas nos Estados Unidos. Com longa experiência em gestão, iniciou sua carreira ainda jovem no setor de telecomunicações, onde entrou como trainee e evoluiu até assumir cargos de direção-executiva e direção-geral.