Simepar alerta frente fria e chuva preta para este final de semana
A condição climática é causada pela mistura de partículas de fumaça com as gotas de chuva, o que resulta em uma tonalidade mais escura da água
A fumaça das queimadas que cobre o céu do Paraná levanta a possibilidade de “chuva preta” em algumas regiões do estado nos próximos dias, além de uma nova frente fria, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). As áreas mais suscetíveis ao fenômeno são as regiões oeste e noroeste, com maior chance de ocorrência entre amanhã (13) e sábado (14).
Vegetação
O Simepar explica que a “chuva preta” é causada pela mistura de partículas de fumaça com as gotas de chuva, o que resulta em uma tonalidade mais escura da água. Isso ocorre quando há uma quantidade significativa de fumaça na atmosfera, como nas regiões oeste e noroeste, onde incêndios florestais estão contribuindo para a poluição do ar. Embora o fenômeno possa poluir águas superficiais e afetar a vegetação, especialistas asseguram que ele não traz grandes consequências para a saúde humana. No entanto, é necessário evitar o consumo de água da chuva, já que ela pode conter poluentes.
Chuvas pontuais
Moradores de Santo Antônio do Sudoeste registraram chuva de granizo por volta das 16 horas desta quinta-feira (12). O céu escureceu e logo veio a chuva. Segundo o Simepar, entre o oeste e o sudoeste paranaense houve aumento de nuvens nas últimas horas, com chuvas bem pontuais.