Prefeito Osmário Portela participa de encontro sobre inovação da Cantu em Guarapuava
Além de representar a região, o prefeito de Guaraniaçu auxiliou na criação de novas estratégias, conceitos e organizações que atendam a diversas necessidades sociais, promovida pela Ageuni
Na última quinta-feira (06), o prefeito de Guaraniaçu, Osmário Portela (PDT), representou a região da Cantuquiriguaçu na avaliação de novas propostas da Agência de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado (Ageuni). O encontro ocorreu em Guarapuava e reuniu membros do Comitê Gestor Regional do Programa AGEUNI – UNICENTRO/NOVATEC.
A reunião ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores da Unicentro, onde os participantes se reuniram para avaliar as propostas recebidas no âmbito do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SETI/FUNDO PARANÁ – CP Nº 01/2023. Ao todo, a sede recebeu um total de 20 propostas de projetos, das quais 17 foram selecionadas, vindas de Guarapuava e região.
Premissa do encontro
O objetivo da iniciativa é integrar instituições ao governo, para contribuir com o desenvolvimento do estado.
O assessor de comunicação de Guaraniaçu, Glaucio Prestes, ressalta a importância dessa parceria e o papel do prefeito Osmário Portela: “O prefeito Osmário Portela representa nossa região, através da Unicentro Guarapuava. Essa parceria envolve diversos projetos, incluindo questões de engenharia, como licitações e otimização de recursos. A equipe de engenheiros da Unicentro desenvolve projetos para as prefeituras, auxiliando na construção de prédios públicos, na parte estrutural, no paisagismo, entre outros. É uma iniciativa muito relevante, que será facilitada pela Ageuni. É realmente promissor”, destaca Glaucio.
Inovação e investimento
O Programa de Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (AGEUNI), tem como objetivo estimular a integração entre universidades, empresas, governo e sociedade, apoiando ideias de negócios, desenvolvimento de novos conhecimentos ou aprimoramento dos já existentes. Além de novas estratégias, conceitos e organizações que atendam a diversas necessidades sociais, inclui o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, e a transferência de tecnologia.
Essa chamada pública visa à submissão de propostas de parcerias para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a partir de acordos de cooperação firmados entre as universidades e organizações empresariais e institucionais paranaenses, sejam elas públicas ou privadas. Para esse fim, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do Fundo Paraná, destinou R$ 20 milhões para apoiar projetos de P&D através das Agências de Inovação das universidades estaduais em todo o estado.“Com a seleção das propostas e o apoio financeiro oferecido, espera-se impulsionar novos projetos de P&D, fomentando a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento sustentável em Guaraniaçu e nas demais localidades da Cantu”, finaliza Glaucio.