Nova Laranjeiras: 1ª UASI do Brasil é inaugurada na cidade!

Trata-se do lançamento do projeto-piloto que contará com o que há de melhor em tecnologia de saúde no País

Em cerimônia realizada ontem (26) foi inaugurado o posto de saúde na aldeia indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. Essa é uma importante conquista para toda a comunidade indígena do município.

Trata-se do lançamento do projeto-piloto, a Unidade Avançada de Saúde Indígena (UASI), que vem com o objetivo de aumentar o acesso da população indígena à saúde de qualidade e resolutiva dentro da comunidade, com o que há de melhor em tecnologia de saúde no País. Tamanho projeto só foi possível através de grandes parcerias com diversas empresas nacionais e internacionais. Sendo piloto, terá duração inicial de três meses onde verificar-se-á a eficiência e a possível expansão para todo o Brasil.

Tecnologia

A unidade conta com o modelo de triagem inteligente, onde são detectados 19 parâmetros de exames preliminares em tempo recorde, 15 minutos. 49 exames laboratoriais em no máximo 30 minutos. Além de ultrassom portátil, eletrocardiograma, exames oftalmológicos, sendo todos interligados em um único sistema, onde o médico pode fazer o diagnóstico com precisão já na primeira consulta e indicar o tratamento adequado ao paciente. Conta ainda, com a telemedicina do renomado Hospital Albert Einstein. Tudo isso alocado em uma estrutura autossuficiente, que contou com o apoio direto do município para a viabilização do local.

Robson Santos da Silva secretário especial de saúde indígena diz que levar tecnologia de ponta para dentro da área indígena permite um melhor atendimento no local onde esses pacientes moram. “O que isso facilita um diagnóstico precoce de eventuais problemas, proporcionando uma melhor qualidade vida”.

Parcerias

Os investimentos foram viabilizados a partir de parcerias entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena do  Ministério da Saúde, Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS), VALE S/A, HILAB, BemBras, CNOGA, Sistema Autônomo de Internet via satélite, mini-usina fotovoltaica, Sociedade Brasileira da Patologia, BioMoviment, Hospital Israelita Albert Einstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Associação Médicos da Floresta.

 Presenças

A cerimônia contou com a presença do ministro de Estado da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes; representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil, Socorro Gross; Secretário Especial de Saúde, Indígena Robson Santos da Silva; coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul, Valter Viana; prefeito de Nova Laranjeiras, Fábio Roberto dos Santos; primeira-dama, Emerenciane Mendes; secretária de Saúde de Nova Laranjeiras, Juceli Carmen Brugnerotto Balbinoti; Cacique da Comunidade Indígena Rio das Cobras, Ângelo Rufino; entre outras autoridades e lideranças locais.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail