“Nascer com Dignidade”: Projeto de Marquinho para assistência à gestantes carentes

O município de Marquinho desenvolveu o programa “Nascer com Dignidade” que beneficia gestantes com kits de higiene e vestimenta para

O município de Marquinho desenvolveu o programa “Nascer com Dignidade” que beneficia gestantes com kits de higiene e vestimenta para os recém-nascidos. A primeira-dama Tisiane Varela S. Bolzon fez a entrega do kit gestante para Joceli Lopes Martins que é a primeira contemplada do programa.

A entrega aconteceu na secretaria de Assistência Social. A mãe Joceli recebeu o kit completo e a bolsa personalizada com o nome da pequena Marya Alessandra e oficialmente marcou o lançamento do programa.
O programa será desenvolvido em parceria com as demais secretarias e entidades, tais como a Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM). A  Assistência Social na condição de idealizadora e mantenedora do projeto dispõe de sua estrutura para cursos, acompanhamento e material para confecção dos enxovais das mães atendidas pelo projeto.

“Este projeto é uma forma humana e digna que encontramos para contribuir com a nova geração que nasce em nosso município. Com isso, a mãe recebe a atenção e o acompanhamento especial no período gestacional”, explica a primeira-dama, Tisiane Varela Bolzon. 

Kit gestante

O “kit gestante” é composto de vários itens que auxiliam a vestimenta e higiene do recém-nascido como: três conjuntos infantis, um cueiro, quatro fraldas de tecido, uma fralda de tecido, uma toalha de banho infantil, dois pares de sapatinhos de lã, uma caixa de hastes de algodão, sabonete infantil, shampoo, banheira infantil em plástico e bolsa e manta personalizadas e bordadas com o nome do bebê.


Finalidade


O projeto tem por finalidade atender todas as mães carentes, em situação de vulnerabilidade que são assistidas pelas políticas de assistência social do município e cadastradas no Cad Único. Há a necessidade ainda das gestantes participarem das palestras e trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer dos três trimestres de gestação. Em virtude da pandemia do coronavírus, as palestras e cursos estão suspensos, apenas o kit está sendo entregue.
“Nosso objetivo é fazer a diferença na vida destas famílias, seja despertando uma nova vida profissional através dos nossos cursos que ofertamos ou no mercado de trabalho. O programa “Nascer com Dignidade” vai ser instrumento transformador na vida destas pessoas”, completa Tisiane.