Colégio Ceanc conscientiza população sobre o descarte de medicamentos

Projeto educacional coleta mais de 45 quilos de remédios vencidos e propaga informação à comunidade. “Alcançamos todos os objetivos propostos”, destaca o diretor Emerson Rodrigues

O Colégio Álvaro Natel de Camargo (Ceanc), de Espigão Alto do Iguaçu, tem se destacado como referência no território da Cantu por seus projetos nas áreas socioambientais, culturais, esportivas e pedagógicas. Um de seus planos mais recentes é o de ‘Medicamentos Vencidos ou em Desuso, o que fazer?’.

Em parceria com a Engie Brasil, a prefeitura e a secretaria de Saúde, o Ceanc desenvolveu esse projeto com o objetivo principal de educar a população local sobre a importância do descarte correto de medicamentos, bem como os riscos associados à automedicação.

Meta alcançada

O diretor do Ceanc, Emerson Rodrigues, enfatizou os sucessos do projeto. “Alcançamos todos os objetivos propostos, desde a distribuição de panfletos até a realização de palestras em escolas, comunidades e com o grupo Sami, da terceira idade. Coletamos mais de 45 quilos de medicamentos e conscientizamos praticamente 100% da população”.

Emerson destaca que esse projeto não é apenas uma ação pontual, mas uma iniciativa contínua, graças à parceria estabelecida com a secretaria de Saúde. “Isso significa que a conscientização sobre o descarte adequado de medicamentos continuará a ser uma prioridade na cidade. Parabéns aos alunos da 2ª série do Ensino Médio e aos coordenadores Gabriel Silva dos Santos e Norma Zalevski”, completa o diretor.

Descarte adequado

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), têm promovido campanhas de conscientização sobre o descarte adequado de medicamentos, visando evitar impactos ambientais, como a contaminação do solo e das fontes de abastecimento de água. Em 2022, foram implantados mais de 3 mil pontos de coleta de medicamentos em todo o Brasil, o que resultou no descarte adequado de 53 toneladas de remédios que, de outra forma, poderiam ser descartados de maneira inadequada.

Emerson informa que a população interessada em saber mais sobre os pontos de coleta de medicamentos ou tirar dúvidas sobre o descarte adequado pode buscar informações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na secretaria de Saúde. “A conscientização sobre o tema é essencial para preservar o meio ambiente e garantir a segurança da saúde pública. O projeto realizado pelo Ceanc é um exemplo de como a educação pode desempenhar um papel fundamental nesse processo”, finaliza o diretor .