Responsivo

Conheça os sintomas e tratamento da dermatite atópica

Doença, comum na infância, causa inflamação na pele e pode levar a infecções secundárias, bacterianas ou virais

A dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária, que causa inflamação na pele e o surgimento de lesões e coceiras.

A doença, comum na infância, é causada por substâncias que desencadeiam reações alérgicas, como as presentes em pelos de animais, ou condições ambientais como roupas que provocam coceira, emoções e estresse.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da dermatite atópica varia de acordo com a fase da doença, podendo acontecer em três estágios.

O primeiro ocorre na fase infantil, de três meses a dois anos de idade; o segundo na fase pré-puberal, de dois a doze anos; e na fase adulta, a partir dos 12 anos.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) em agosto de 2022, revelou que 60% das 2.237 pessoas entrevistadas de vários lugares do Brasil receberam informações falsas sobre a dermatite atópica.

Destes, 36% afirmaram que a doença se trata apenas de uma alergia simples. Os entrevistados tinham mais de 18 anos, entre os quais 41% desconhecem a doença, porcentagem maior entre os homens (50%) e 56% entre jovens 18 e 24 anos; 20% dessas pessoas não sabiam como identificar os sintomas.

Tratamento

O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos como pomadas ou cremes que auxiliam no controle da inflamação. Hidratantes especiais também ajudam a melhorar a barreira cutânea e probióticos (bactérias vivas) modulam o sistema imune intestinal.

As infecções precisam ser tratadas com o acompanhamento de um dermatologista, que pode receitar medicações orais em casos mais graves.

Por conta da fragilidade da barreira cutânea e da flora da pele, se os ferimentos forem coçados, poderão ocorrer infecções secundárias, bacterianas ou virais.