Estudos revelam benefícios dos chás para a saúde do corpo e da mente

  Por Estadão Conteúdo   Cada chá possui suas propriedades, e assim como os remédios na medicina, podem ser indicados

 

Por Estadão Conteúdo

 

Cada chá possui suas propriedades, e assim como os remédios na medicina, podem ser indicados para a prevenção e o tratamento de diferentes tipos de doenças. Uma pesquisa recente da Organização Nacional de Pesquisa em Agricultura e Alimentos do Japão revelou que o chá verde pode amenizar os sintomas da rinite e outras alergias respiratórias.

Outro estudo, publicado no jornal Europeu de Cardiologia Preventiva, associou a ingestão de qualquer tipo de chá com regularidade à diminuição de doenças cardiovasculares, ressaltando que a bebida deve ser consumida sem leite para que benefícios ocorram.

Um outro trabalho, dessa vez publicado no jornal científico Enfermagem Avançada, relacionou a melhora do sono de mulheres em período de pós-parto, ao consumo de chá de camomila antes de dormir. Os benefícios puderam ser observados após apenas duas semanas de consumo diário. 

A forma mais comum de se preparar um chá é através do processo de infusão, quando são misturadas as folhas e talos à água fervente em um recipiente tampado por alguns minutos, preservando, assim, o sabor da bebida e seus nutrientes.