Objetivo é auxiliar financeiramente o trabalho das unidades que atendem pacientes do SUS
Foi sancionada no último dia 8 a lei 21.292/2022, que institui um repasse extraordinário de R$ 220 milhões para hospitais contratualizados com o Paraná.
O objetivo é auxiliar financeiramente o trabalho das unidades que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda em 2022.
De acordo com a proposta, o complemento vai arcar com os custos de manutenção das unidades hospitalares, desde o atendimento ambulatorial, eletivo, especializado e de média e alta complexidade.
Auxílio
É a primeira vez que o governo do Estado faz uma contribuição complementar para as unidades hospitalares contratualizadas com recursos próprios por meio de uma lei.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que os valores representam aproximadamente o déficit financeiro dos hospitais durante o ano.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o repasse dará um alívio a mais para as unidades que possuem contrato com a Sesa. “Esse repasse vai permitir que nenhum hospital ou serviço de saúde precise ser paralisado por falta de recursos financeiros”, ressalta.