Maquiagem vencida: veja os riscos de usar cosméticos estragados na pele

“O maior risco em usar produtos fora da validade é o de desenvolver uma dermatite de contato alérgica”, alerta a dermatologista Fabiana Seidl

Sabe aquele batom que você tem há anos ou o rímel que estava perdido no fundo da bolsa por alguns meses? É importante checar se esses cosméticos que você aplica no rosto ainda estão dentro do prazo de validade e em boas condições de uso. Utilizar maquiagens vencidaspode ser prejudicial à saúde causando problemas e irritações na pele, assim como alergias.

Maquiagem vencida e seus riscos

O maior risco em usar produtos específicos para a pele, como blush, base e sombra, fora da validade, é o de desenvolver uma dermatite de contato alérgica. Os sintomas são ardência, coceira, vermelhidão, inchaço e até formação de pequenas bolhas.

Segundo a dermatologista Fabiana Seidl, aqueles produtos que são usados na região dos olhos, como rímel e lápis, podem desencadear coceira, ardência nos olhos e até quadros de conjuntivite e blefarite. “Caso sinta algum desconforto após a utilização, a recomendação inicial é lavar a região com água”, menciona.

O prazo de validade das maquiagens é, obrigatoriamente, especificado na embalagem do produto e pode variar de seis meses a quatro anos, dependendo do cosmético.

De acordo com a dermatologista, se o período estipulado estiver expirado, é recomendado que o item de beleza seja descartado. “Quando o prazo é ultrapassado, existe o risco de contaminação dos produtos com fungos e bactérias e também aumenta o risco de desencadear alguma reação alérgica. Além disso, o fabricante não consegue garantir que o produto vá conservar as mesmas características caso esteja fora da validade”, explica Fabiana.

Armazenamento incorreto das maquiagens

Em alguns casos, é possível que mesmo dentro da data de validade, a maquiagem esteja estragada. “Quando armazenadas no banheiro ou em qualquer outro local úmido, as maquiagens podem mofar, contaminadas por fungos ou bactérias. Se isso acontece, mesmo que em parte do produto, ele já está todo contaminado”, explica a dermatologista

Segundo ela, existem algumas formas de verificar se a maquiagem está estragada, mesmo dentro da validade. “É preciso observar se houve alguma alteração na cor, textura e cheiro do produto. Também é importante analisar se há alguma mancha ou qualquer outro aspecto diferente do original. Caso a pessoa perceba qualquer alteração o recomendado é não utilizar a maquiagem”, alerta Fabiana.

Para evitar que problemas assim ocorram com os seus cosméticos, evite armazenar em lugares úmidos e prefira sempre um local seco e arejado. Lavar sempre as mãos antes de manipular os