Beleza e autoestima: como a maquiagem influencia na qualidade de vida da mulher

É muito difícil trabalhar a autoestima no dia a dia, a maquiagem se tornou uma ferramenta essencial nesse processo de aceitação

Apenas um pouco de maquiagem no seu cotidiano já é o suficiente para a mulher ter mais autoconfiança. Isso porque existem muitas inseguranças em relação a aparência, e isso acaba influenciando no convívio social e na forma comportamental. Trabalhar a autoestima, pode ser um processo que leva anos. E é por isso que você precisa entender por que maquiagem é importante.

A maquiagem pode ser um elemento que faz muita diferença neste processo, possibilitando transformar a aparência em poucos minutos. Assim, essa alteração é o suficiente para que a mulher se sinta mais empoderada, e com a autoestima mais elevada.

Porque maquiagem é importante

A autoestima é um valor que trabalhamos a vida toda para aprender. Então, diariamente, estamos tentando entender melhor nossa personalidade, opinião, corpo, e o verdadeiro sentido de tudo isso. Isso porque todo mundo deveria se sentir bonito, com ou sem maquiagem. Porém, isto não é uma realidade. As pessoas costumam se sentir inseguras diante dos padrões que a sociedade impõem e por isso muitas vezes tentam viver uma vida de aparências.

Por isso, a maquiagem tem um papel fundamental na autoestima, principalmente no caminho de descobertas. Assim, através dela, as mulheres conseguem se expressar, e serem mais autoconfiantes. Então, por trás de cada produto utilizado, existe uma história, uma tentativa de expressar seus sentimentos.

Por que usar maquiagem?

A maquiagem serve para realçar a beleza da mulher, além de disfarçar algumas coisas que incomodam. Portanto, para o dia a dia, não é necessário usar muitos produtos. Apenas o básico já é o suficiente para deixar qualquer mulher mais confiante. O uso está ligado à personalidade, autoestima, empoderamento e confiança. Assim, ao estar maquiada, a mulher se sente preparada para lidar com qualquer ocasião. Porém, muitas ainda não utilizam maquiagem, seja por motivos religiosos, não saber usar ou apenas não gostar.

É uma forma de transmitir a personalidade feminina

O estilo de maquiagem utilizado reflete bastante a personalidade feminina. Então, independente se for uma maquiagem mais marcada ou mais discreta, ela irá ajudar a definir a identidade. Assim, cada mulher se maquia de acordo com o seu gosto, na forma que se sente mais bonita e confiante. O estilo costuma variar de acordo com a idade.

A maquiagem tem um papel inclusivo na sociedade

Um papel de extrema importância na maquiagem, é o de ajudar mulheres que diariamente lutam por aceitação na sociedade. Isso porque, atualmente, existem problemas de saúde como acne, vitiligo, sinais, cicatrizes e outros que afetam a autoestima. Por isso, muitas sentem necessidade de disfarçar essas imperfeições com maquiagem, para que se sintam menos expostas e se sintam mais confiantes.

Empoderamento

Quando a maquiagem está pronta, é inevitável que nos sintamos mais poderosas. Isso porque se maquiar vai além de motivos estéticos. A maquiagem permite que as mulheres sejam elas mesmas, sem perder sua essência. Mesmo que utilize poucos produtos, como apenas um rímel ou um batom, já é o suficiente para que a mulher se sinta mais poderosa. Com o passar do tempo, as imperfeições na pele, como espinhas e manchas, deixam de ser um terror. Além das mulheres estarem mais confiantes, aprenderam a utilizar várias técnicas de maquiagem a seu favor. Então, utilizar apenas o básico, como corretivo, rímel e um batom, é o suficiente para se sentir mais empoderada

Quanto mais você treina, mais ganha confiança

Inicialmente, se maquiar pode não parece uma tarefa fácil, principalmente para quem teve pouco contato com a prática. Então, para se aperfeiçoar em qualquer coisa, incluindo em maquiagem, é preciso treinar. Portanto, experimente várias técnicas até encontrar uma que melhor combine com seu estilo. Para isso, é muito bom seguir algumas dicas na internet, bem como tutoriais no YouTube e Instagram. Isso porque esses tutoriais costumam ensinar técnicas mais fáceis, e até indicam produtos baratos que possuam qualidade. E se achar necessário, pode até mesmo fazer um curso, com certeza a sua cidade deve ter vários profissionais dessa área.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail