Paraná: saúde realiza curso de auriculoterapia para profissionais da atenção primária

O conhecimento dos profissionais aumenta o leque de possibilidades diagnósticas e terapêuticas

A secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde, realizaram nesta segunda-feira (9), o curso de formação em auriculoterapia para 475 profissionais que atuam na Atenção Primária à saúde (APS) no Paraná. Os participantes certificados estarão aptos a utilizar a prática terapêutica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios paranaenses. A terapia estimula pontos específicos da orelha, alinhando conhecimentos da medicina tradicional chinesa, reflexologia e biomedicina.

A auriculoterapia é indicada para o tratamento de uma série de condições agudas e crônicas, como dores lombares, cefaleia, torcicolo e contraturas musculares, dores articulares, ansiedade, depressão, insônia, azia, náuseas, sintomas do climatério, obesidade, constipação, cólicas menstruais, tabagismo, entre outras. Pode ser usada como tratamento principal ou em agregação com outras terapêuticas, com finalidade de enriquecer as possibilidades de cuidado.

De acordo com o secretário da Saúde, César Neves, o conhecimento dos profissionais aumenta o leque de possibilidades diagnósticas e terapêuticas, visando a atenção integral do indivíduo. O uso da técnica também pode contribuir para a redução do consumo de medicamentos e melhorar a qualidade de vida e saúde da população, tanto nos aspectos físicos quanto mentais.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail