Consórcios da 5ª regional de Saúde se unificam e Laranjeiras terá sub-sede

Os 20 municípios da Cantu migrarão para esse novo consórcio com sede no Centro de Especialidades em Guarapuava

Desde o ano passado, prefeitos dos municípios da Cantu participam de reuniões e audiências públicas, para a criação do novo consórcio de saúde da regional de Guarapuava.

A proposta que já vem sendo discutida a alguns meses visa unificar os quatro consórcios já existentes o Consórcio Intermunicipal de Saúde Paraná Centro Oeste, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Paraná Centro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava (Cisgap) e a Associação Intermunicipal de Saúde do Centro do Paraná (Assiscop).

Segundo o presidente da Assiscop e prefeito de Marquinho, Elio Bolzon Jr. (Juninho), essa região é a única no Paraná que possui quatro consórcios. “Hoje fazemos parte da 5ª regional de saúde, e a nossa ideia é unificar esses consórcios, para que possamos melhorar a qualidade do atendimento. A sede do consórcio será o Centro de Especialidades em Guarapuava”, explica.

Migração e sub-sede

Os 20 municípios da Cantu migrarão para este novo consórcio, e segundo Juninho a única cidade que terá uma sub-sede para atendimentos será Laranjeiras do Sul, que permanecerá com a Assiscop.

“O credenciamento será destinado às duas localidades, os profissionais que atenderem no Centro de Especialidades em Guarapuava, consequentemente terão que disponibilizar horários para atender na sub-sede em Laranjeiras do Sul, ofertando a mesma qualidade de serviço nas duas cidades”, confirma o presidente.

Redução

Desse modo, unificar os consórcios possibilita a redução de custos para os municípios e, ao mesmo tempo, a ampliação dos serviços ofertados, para atender uma população de aproximadamente 450 mil pessoas.

 “Nós temos tantos consórcios, numa população muito grande. Não temos profissionais para todos esses consórcios e um fica disputando com o outro. Precisamos parar de ficar divididos, e nos unir para benefício de todos. Já provamos que a união das forças políticas é fundamental para a captação de investimentos, e devemos continuar esse trabalho para garantir mais avanços”, ressaltou a deputada estadual Cristina Silvestri, apoiadora do projeto de unificação.

Administração

Além de administrar o Samu Regional, o novo consórcio também fará a gestão do Centro de Especialidades de Guarapuava, do Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental. Assim, os moradores da região central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré hospitalar.

Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail