Pinhão promove conscientização à saúde e bem-estar de mulheres do interior
Além de exames preventivos e momento de beleza, foram realizadas palestras sobre a autoestima da mulher
A secretaria de Saúde de Pinhão, empenhada na conscientização das mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde e bem-estar, está promovendo encontros nas comunidades do interior. A ação é voltada para os exames de rotina, como o preventivo Papanicolau, além de discutir a autoestima da mulher.
Com esse intuito, os profissionais do Estratégia Saúde da Família (ESF), sob a coordenação da enfermeira Giovana Tretner, em parceria com a equipe do Cras Volante, reuniu, na semana passada, mulheres da comunidade Barreiros e ontem (19) as mulheres de Pocinhos.
Encontros
Nos encontros aconteceram palestras, ministradas por Márcia Regina Cogo (assistente social do Cras Volante), Ricardo Correa de Almeida (psicólogo do Cras Volante) e pela enfermeira Giovana Tretner.
Os encontros desenvolvem as seguintes atividades: palestra sobre a autoestima da mulher, sobre importância do exame Papanicolau, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, aplicação da vacina da Covid-19, coleta de exame ginecológico, puericultura e momento de beleza com serviço de manicure e cabeleireira.
A enfermeira Giovana ressaltou a importância do exame preventivo. “O câncer de colo de útero é silencioso e no início não apresenta sintomas. Se diagnosticado a tempo, tem cura”, afirma Giovana.
O diagnóstico é feito por meio do exame Papanicolau. É necessário que toda mulher, na faixa etária de 25 à 64 anos faça o exame anualmente.
“Ele pode ser feito na ESF Rocio, de Barreiros, Pocinhos e Pinhalzinho. É rápido, fácil e indolor. Basta a mulher comparecer portando o CPF, carteirinha do SUS e RG. Além do câncer de colo de útero, o exame também faz o diagnóstico de infecções vaginais”, destaca a enfermeira.
Valor da autoestima
De acordo com o psicólogo Ricardo, inicialmente foi apresentada a história da autoestima da mulher, palestra ministrada pela assistente social Márcia Cogo. Esta fez o resgate da autoestima desde a antiguidade até o século 21.
“Nesse contexto, trabalhamos o tema ‘Imagem Feminina: essência e aparência’ para dialogar com as mulheres e com alguns homens que também estiveram presentes”, conta Ricardo.
Foram desenvolvidas dinâmicas, para realçar a relação do grupo com o tema proposto. “Trabalhamos a convivência para que todos entendessem o valor do autoconhecimento, do amor-próprio e do que é a autoestima fundamentada nos aspectos da vida, como por exemplo nos relacionamentos e na vida profissional”.
Além disso, Ricardo conta que a interação das mulheres foi essencial para o desempenho das atividades. “Nos sentimos em casa, porque já temos um vínculo com essas mulheres. Dessa forma, desenvolvemos a nossa fala para fazer com que as participantes entendam realmente o que é a autoestima da mulher”.
Os próximos encontros vão acontecer em Rocio (no dia 26 às 13h30) e Pinhalzinho (dia 31 às 13h30).