Pinhão realizará 2ª Conferência da Pessoa com Deficiência

Evento acontece no dia 14 mas já teve pré-conferências, que se encerram hoje

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Pinhão (COMDEP), agendou a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o dia 14 de outubro. O evento realizado em parceria com a secretaria de Assistência Social acontecerá de forma híbrida, das 13 às 17 horas, na Câmara de Vereadores e será transmitida pela página da prefeitura no Facebook.

O tema central da conferência será “Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”. A Assistente Social da secretaria municipal de Assistência Social, Márcia Ferreira Nogueira, explicou que o tema é amplo, mas pertinente para o momento. Para poder trazê-lo mais próximo da realidade local, a conferência vai trabalhar com o subtema “Direitos à Inclusão das Pessoas com Deficiência”.

Pré-conferências

Devido à pandemia, o número de pessoas convidadas para o dia da Conferência foi reduzido para atender aos protocolos sanitários da pandemia da Covid-19. “Estamos garantindo a representação ampla da sociedade civil organizada, mas setores que recebiam mais de um convite nos outros anos, esse ano será apenas um para podermos garantir o distanciamento físico e todos os demais cuidados à saúde de todos os envolvidos”, explicou Márcia.

Para garantir uma ampla participação de todos, a comissão organizadora optou por realizar cinco pré-Conferências. Contando com um eixo abordado, elas começaram em setembro e terminam nesta terça-feira (5).

Na semana passada, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), os participantes discutiram sobre o “Financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência”. Houve pré-conferência também na escola Pequeno Príncipe/APAE e o tema foi “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência”.

Na sexta-feira (1º), no Centro de Atendimento Psicoeducacional, abordou o tema “Acessibilidade e Tecnologia Assistiva”.

Hoje, das 13 às 17 horas, na Associação Pais e Amigos dos Surdos de Pinhão (APASP), será discutido sobre o acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas.

Palestra

A chefe do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, da secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Quelen Silveira Coden, dará a palestra de abertura dos trabalhos da Conferência abordando o tema central. O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE_, Luis Felipe Gubert Braga Côrtes participará da Conferência.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail