As margens do Rio Iguaçu, Pinhão encanta com suas belas paisagens

O município é um paraíso para quem gosta de pescar pois sedia diversos campeonatos

Pinhão é um município que pertence à Cantuquiriguaçu e as margens do rio Iguaçu, na região dos Lagos e Colinas, que é emoldurada por belas paisagens naturais e conhecida pelas inúmeras usinas hidrelétricas que impulsionam a economia.

Nesse jogo entre passado e futuro, as belezas naturais são como um presente aos visitantes. Ao mesmo tempo em que encantam pelas paisagens.

Nos primórdios, Pinhão construiu uma fortaleza para se defender dos ataques indígenas. O tempo passou e, hoje, a cidade de 32.559 mil habitantes, sendo a segunda maior da Cantu.

Em um cenário formado por cachoeiras, rios, paredões de pedra, lagos de represas e trilhas.

Com a economia baseada na agropecuária, o município é um grande produtor de grãos, leite e carne bovina, mas o que não pode faltar são a erva-mate pra um bom chimarrão e a semente comestível que batiza o lugar – o tradicional e saboroso Pinhão.

Faxinal do Céu

Destaque turístico do município, a localidade de Faxinal do Céu permite aos visitantes conhecer, em um único local, espécies vegetais de todos os continentes. O solo, a altitude e o clima da região favoreceram o bom desenvolvimento das espécies, que, entre os meses de março e junho, proporcionam um belo espetáculo de cores.

Áreas de Lazer

Às margens do Rio Iguaçu, no Reservatório da Represa Bento Munhoz da Rocha Neto, a Usina de Foz do Areia é muito procurada para pesca e apresenta boa estrutura para visitação. O local oferece churrasqueiras, banheiros, rampa para desembarque dos barcos e quadras de futebol e vôlei de areia.

A Praça Darci Brolini, que fica no centro da cidade, é uma boa opção para a prática de esportes e atividades de lazer. Além de fazer caminhadas, é possível praticar corrida e jogar vôlei e futebol em uma miniarena de grama sintética.

Pinhão é um paraíso para quem gosta de pescar. O município sedia etapas dos campeonatos Regional e Estadual de Pesca ao Dourado e o Torneio Municipal de Pesca ao Barranco, na Usina de Foz do Areia.

Tradicionalismo festivo

Festa do Pinhão
Tradicional evento local, a Festa do Pinhão tem uma programação extensa, com shows musicais, bailes, rodeio crioulo, parque de diversões e feiras gastronômicas. Há a comercialização de produtos à base de pinhão e erva-mate. Dentre as opções, estarão o X-Pinhão e guloseimas com sabor de erva-mate.

Festa do Divino
Realizada há mais de seis décadas, a Festa do Divino atrai muitos devotos. Durante nove dias, os visitantes participam de novenas e aproveitam as atividades das barraquinhas, como leilões, bingos e atrações musicais. O cardápio do evento conta com pastéis, pizzas, churrasquinhos, quentão sem álcool, entre outros. Um momento especial é a Folia do Divino, quando grupos de 16 pessoas abençoam as casas da comunidade, levando com eles o padre, a imagem do Divino Espírito Santo e muita cantoria.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail