Retenção de líquidos e inchaço: as causas e como tratar

Quando se fala em retenção de líquidos, parece algo complicado, mas nada mais é que o acúmulo de fluidos no

Quando se fala em retenção de líquidos, parece algo complicado, mas nada mais é que o acúmulo de fluidos no corpo deixando a gente inchado. Isso pode ocorrer por diversas razões, desde as mais simples até as mais complicadas, alguns podem estar relacionados à problemas de saúde, como os que acometem o coração e os rins. 
Algumas causas hormonais podem ter ligação com a gravidez e a menstruação. Na primeira, é bem notória a retenção de líquidos nos últimos meses de gestação, o que contribui para as pernas cansadas. Já a segunda é a razão pela qual a barriga fica inchada e o peso aumenta em até 2kg alguns dias antes da menstruação vir.
Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo também são grandes contribuintes para o inchaço. Não é à toa que nos primeiros dias de boa alimentação e de atividades físicas, as pessoas perdem mais peso. Boa parte é de excesso de água que vai embora.
Colocar muito sal na comida, consumir alimentos industrializados cheios de corantes, conservantes e todos os aditivos químicos “do mal”, não praticar exercícios físicos regularmente e não beber água o suficiente são os principais motivos que fazem o seu corpo inchar.


Como evitar
Uma alimentação saudável e nutritiva é capaz de amenizar o inchaço e evitar o aparecimento dele. Deve-se procurar comer mais vegetais, como verduras, legumes e frutas, grãos integrais, oleaginosas e proteínas magras. Tudo o mais natural possível.
Diminuir ou excluir o açúcar refinado e os alimentos ultraprocessados do cardápio, principalmente embutidos, enlatados, macarrão instantâneo e outros ricos em sódio. Retirar o saleiro da mesa é uma boa dica.
As atividades físicas melhoram e muito a circulação sanguínea. Isso porque a contração dos músculos impulsiona os líquidos e fazem com que o excesso seja eliminado pela urina.
Para a retenção hídrica, prefira os exercícios que mexem com as pernas, como caminhada, corrida, bicicleta e outros. Escolha o que mais o agrada e faça regularmente.
Além de tudo a ingestão de água é ótima para desinchar, assim como chás e sucos feitos com alimentos diuréticos. O uso de medicamentos é apenas com orientação médica, portanto evite se auto medicar.