UBS de Foz do Jordão recebe novo aparelho de ultrassom

Segundo a secretária de Saúde, Joceli Moraes, o novo aparelho oferece um atendimento mais amplo na realização de exames para a população

Na terça-feira (07), o prefeito Francisco Clei da Silva e a secretária de Saúde, Joceli Moraes fizeram a entrega de um aparelho de ultrassonografia para a Unidade Básica de Saúde. O deputado estadual, Artagão Júnior, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SESA) mediou a liberação do montante de R$ 130 mil.

Estiveram presentes para comemorar a conquista, os médicos Dra. Márcia Cogo, ginecologista na UBS e Dr. Vitor, clínico geral na UBS e os demais funcionários do setor de saúde.

O prefeito enalteceu o acontecimento. Segundo ele, o aparelho de ultrassonografia é o primeiro a ser adquirido pelo município e é extremamente necessário para a realização de exames e diagnósticos. Ele citou também, em seu discurso, o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, do ex-secretário de Estado de Saúde, Beto Preto e do atual secretário de Estado de Saúde, César Augusto Neves Luiz. Após a licitação, o aparelho custou o montante de R$ 95,9 mil.

Treinar para atender com qualidade

Joceli Moraes, secretária de Saúde, relata que para ser possível utilizar e realizar exames com o aparelho, ainda é preciso a entrega técnica, o treinamento de utilização e outras adequações necessárias. Assim que tudo esteja em total funcionamento, a população será comunicada para ser atendida.

Ela conta que já havia um aparelho de ultrassom na UBS, mas que estava ultrapassado. Se acordo com ela a importância de se ter um novo aparelho, como este, conquistado agora, é percebida na própria qualidade de imagem e de funções que ele possui. “Nos traz uma ampla visão dos bebês, com imagens mais nítidas, tanto obstétricas, quanto ginecológicas”.

Outra função do aparelho é a impressão de imagens e laudos, que conforme agendamento, vai minimizar o fluxo de pessoas que vão buscar o atendimento fora do município.

Um atendimento mais amplo

Apesar de já ter o aparelho, os profissionais da UBS precisam passar por um treinamento para aprenderem a lidar melhor com a máquina. “Temos uma capacitação com a empresa que presta o serviço sobre o funcionamento e demais funções do ultrassom, para assim podermos fazer os exames com mais complexidade e efetividade. Porém ele já está sendo usado em suas funções básicas”, disse Joceli.

Já estão sendo feitos exames de ultrassom, de obstetrícia, entre outros. Porém, os mais específicos ainda precisam de orientação. Joceli conta que o técnico verá na semana que vem para realizar o treinamento com os profissionais.

“Como é um aparelho novo, de última geração e tudo mais, então a gente precisa dessa formação para dar informações mais precisas”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail