Um recurso chamado bem estar digital ajuda a formar bons hábitos, em especial no uso do tempo
A tecnologia que está cada vez mais presente na nossa mão, tida como a causa de inúmeros problemas de saúde, como sedentarismo, obesidade e insônia, pode também ser usada como aliada da boa saúde.
Um recurso chamado bem-estar digital pode ser encontrado na maior parte dos smartphones e transforma o uso das telas em um hábito mais saudável. Segundo a equipe do hospital Albert Einstein o conceito é muito importante, especialmente pensando em uma sociedade inserida no contexto tecnológico. Além dos conhecidos celulares e smartphones, os notebooks e mesmo os aparelhos de televisão podem ser mais bem regulados com algumas orientações.
O recurso bem-estar digital pode ser acessado em celulares com o sistema operacional Android, a partir da versão 9. O objetivo é mapear o uso do dispositivo, verificando quantas horas você gasta online por dia e qual tempo é despendido em cada aplicativo instalado. Os modelos mais atuais, além de medir a frequência cardíaca, conseguem medir a pressão, aferir a saturação de oxigênio no sangue e a temperatura corporal.
No sistema iOS acima da versão 12, há o chamado “tempo de uso”, que igualmente monitora o uso do celular.
Entender como você gasta seu tempo ajuda a estabelecer uma rotina mais saudável e ainda mais produtiva, melhorando sua qualidade de vida.
Como ativar o recurso
No Android
•Clique em configurações
•Vá para Bem-Estar Digital e controle dos pais
•Selecione a aba de mostrar os seus dados
No iOS
•Acesse a aba de ajustes
•Clique em Tempo de Uso
•Aperte continuar
Os aparelhos com iOS (alguns androides, como da Samsung) contam com recursos como o “Não Perturbe” e o “Controle de Notificações”, que ajudam na otimização da relação com a tecnologia.
Outros aplicativos úteis servem para ajudar a lembrar de tomar os remédios ou tomar água; oferecem opções de exercícios para serem feitos em casa; permitem que se estude com mais tranquilidade e possibilitam organizar agenda, entre outros.