2025: primeiro caso de dengue é registrado em Laranjeiras
O caso é considerado ‘importado’, já que ele contraiu a doença em outra cidade, durnte viagem
Foi confirmado o primeiro caso de dengue em Laranjeiras do Sul no ano de 2025. Segundo a coordenadora dos Agentes de Endemias, Deocleia Siqueira dos Santos, o caso é classificado como “importado”, uma vez que o paciente contraiu a doença em outra cidade durante uma viagem.
Recomendações
Embora o vírus não tenha sido contraído localmente, o registro reforça a necessidade de intensificar as ações preventivas no município. Para conter o risco de prevenção do mosquito Aedes aegypti, as equipes de endemias estão realizando fumacê em um raio de 300 metros ao redor da residência do paciente. Além disso, os agentes eliminam possíveis focos de criação e orientam os moradores sobre as medidas possíveis para evitar a reprodução do mosquito.
A população é incentivada a dedicar tempo à limpeza de ambientes domésticos e à eliminação de recipientes que possam acumular água parada. A manutenção de calhas, o fechamento adequado de cisternas e a atenção especial durante períodos de chuva são fundamentais para evitar condições propícias à proteção do mosquito.
A secretaria de Saúde reforça que a colaboração de todos é essencial para manter Laranjeiras do Sul protegidas e livres da dengue.