Projeto da Escola Aluísio ensina cooperação às crianças

“Quero que todas as crianças tenham a oportunidade de um projeto tão legal como esse”, afirma Eronice Ribeiro Leandro

Nesta última semana, a professora Eronice Ribeiro Lendro, do colégio municipal Aluísio Maier, realizou com as crianças da sua turma o Projeto Primavera, visando ensinar a cooperação aos seus alunos.

O projeto, segundo ela, se iniciou com a apresentação da Lady Flor, personagem da professora Claudia Motta, que foi para contar histórias para as crianças, e continuou durante a semana, com inúmeras atividades artísticas, visando passar valores as crianças. Era muito lindo ver os olhinhos deles brilhando e prestando atenção nas histórias da Lady Flor, afirma Eronice.

A professora Eronice deu ênfase em ensinar aos alunos a importância da cooperação plantando um Ipê, onde todos os alunos trabalharam juntos. Agora eles dizem nós temos um Ipê. Outra coisa que eles aprenderam agora, relacionado a cooperação, é ajudar o amiguinho quando ele, por algum motivo, não terminou a tarefa, ao invés de ir direto brincar, eles me perguntam se podem ajudar o amigo, para todos irem brincar juntos, completa.

No encerramento do projeto, visando a integração família/escola, foi realizado um piquenique na casa de um dos alunos, onde a Lady Flor retornou para contar histórias, e os alunos plantaram o seu Ipê. Agora, se você perguntar se pode cortar uma árvore, eles vão brigar com você, porque eles sabem como a natureza é importante, complementa.

A importância

Pra você ver o amor pela profissão, a professora Claudia já se aposentou, e ao invés de estar descansando, ela está na ativa, como Lady Flor, contando histórias para as crianças, explica.

Eronice comenta que suas intenções com os projetos, são que eles se multipliquem, que assim como seus alunos merecem esses projetos, alunos de outras escolas também, e ela não vê problema nenhum em outras professoras querendo realizar as mesmas atividades.

Acho muito importante passar esses valores de cooperação pros alunos, e ensinar a ajudar os amiguinhos, pois eles aprendem vendo, eles precisam ver a professora deles cooperando, valorizando o trabalho dos amigos. Acredito que a geração deles é a que pode mudar o futuro, complementa.

Além desses projetos, Eronice realiza inúmeros outros, todos visando a valorização do ser humano e tentando passar valores considerados importantes, sempre mostrando aos alunos. Considero que mostrar pra eles como fazer isso, é muito melhor do que somente falar. Se eu somente falo pra eles que é bom cooperar, eles não vão aprender, mas se eu mostro como é bom cooperar, isso fica na cabeça, finaliza.

Confira as imagens do projeto clicando aqui

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail